A indústria 4.0 tem como principal conceito o uso de tecnologia para automação e captação de grande número de dados para tomada de decisão.
No marketing digital é igualmente importante acompanhar alguns dados, pois, só assim é possível saber se as campanhas estão contribuindo de forma efetiva para os resultados da empresa.
Para isso, alguns indicadores e métricas precisam ser acompanhados rotineiramente.
Por meio de ferramentas adequadas e análises, é possível ter um controle assertivo sobre o que se investe e qual o retorno das campanhas realizadas.
Esse acompanhamento é de vital relevância para o entendimento de quais estratégias funcionam e onde deve-se focar.
Afinal, o que não é medido, não pode ser gerenciado.
Para ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas métricas e indicadores que são fundamentais para o marketing B2B e que precisam ser acompanhados. Ficou interessado? Continue lendo nosso post!
O que são métricas e indicadores de marketing?
Primeiro é importante diferenciar métricas de indicadores, para que você compreenda melhor a função de cada um deles.
As métricas são medidas que irão servir de base para um indicador.
Elas, quase sempre, dizem respeito ao comportamento do usuário e, geralmente, não têm uma meta definida.
Isso quer dizer que as métricas não vão apresentar dados concretos sobre as ações das campanhas de marketing B2B realizadas.
Elas se limitam a mostrar o desempenho do seu site, como, por exemplo, o número de visitas.
Já os indicadores, são criados a partir da métrica, geralmente são voltados para medir os resultados e comparar com os objetivos da empresa, além de servirem também de parâmetro para avaliar a performance organizacional.
Podemos citar de exemplo, a taxa de conversão em vendas que é um indicador importantíssimo dentro das campanhas do marketing B2B.
Qual a importância dos dados em campanhas de Marketing B2B?
Saber o que acontece no seu site, bem como acompanhar os indicadores das suas campanhas de marketing B2B, é o único jeito de saber se seus esforços estão de acordo com a expectativa e objetivos da instituição.
As métricas e indicadores devem ser acompanhadas independentemente da complexibilidade para levantar o dado.
Isso quer dizer que acompanhar o número de visitantes do site, por exemplo, é tão importante quanto o número de vendas fechadas por inbound marketing.
Ambos os números precisam ser metrificados rotineiramente para possibilitar a correção de erros de rota na estratégia, bem como para conhecer a performance da empresa.
Métricas e indicadores essenciais
Apesar de todos os números serem importantes, existem três indicadores que, por vezes, são deixados de lado pela empresa e são essenciais para tomada de decisão e análise de resultados.
Serão eles que mostrarão se suas estratégias de marketing digital estão resultando em oportunidades reais de negócios e no sucesso da empresa.
ROI
ROI significa retorno sobre o investimento e mostra quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com o investimento em uma campanha.
Ele mostra, portanto, o comparativo entre o quanto foi investido e o retorno financeiro desse.
O ROI é muito utilizado em todos os segmentos e é um indicador essencial de marketing.
Taxa de conversão
A taxa de conversão precisa ser acompanhada com frequência.
Ela é a proporção entre os usuários alcançados com uma campanha e quantos deles viraram clientes.
Quanto mais alta a sua taxa de conversão, maior é o ROI.
CAC
Outra métrica muito interessante é o CAC que significa Custo de Aquisição de Cliente.
Essa métrica tem por objetivo somar todos os custos que foram realizados em determinada campanha e dividir este valor pelo número de clientes que fecharam negócio com sua empresa.
O resultado é o quanto custou cada cliente para o seu negócio.
O CAC também está diretamente ligado ao ROI e à taxa de conversão.
Todas essas métricas e indicadores são importantes para uma avaliação das estratégias que estão sendo traçadas.
Muitas vezes, pequenas mudanças mudam completamente os resultados, por isso, a importância de um acompanhamento a esse respeito e ajustes contínuos na busca de um ROI maior.
Sabemos que para quem cuida de toda a operação de uma empresa, é difícil trabalhar com tantas variáveis e informações, por isso, o ideal é buscar profissionais e empresas capacitadas e experientes no marketing digital, onde estratégias podem ser mais assertivas e erros evitados.
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(Imagens: divulgação)