Como os seus clientes encontram a sua empresa no Google e quais termos e soluções pesquisadas poderiam gerar mais tráfego direto às suas páginas?
Se você já tem essas respostas, é sinal de que conhece a importância das palavras-chaves no funcionamento dos sites de buscas. No entanto, agora é preciso saber e conhecer algumas estratégias essenciais para usar isso a favor de seu negócio e tornar a sua empresa uma referência nos resultados dessas pesquisas.
Quer saber mais sobre o tema e como colocar tudo isso em prática em sua empresa? Então, continue a leitura até o final e tome nota das dicas que separamos a seguir.
Vamos começar?
Afinal, o que são as palavras-chaves no marketing?
As palavras-chaves tão frequentemente abordadas nas estratégias de marketing digital são, na prática, palavras ou termos devidamente escolhidos e trabalhados em conteúdos para alavancar mais tráfego e ranquear melhor aquele texto nos motores de busca.
Mas calma! Isso não significa dizer que, quanto mais frequência uma palavra-chave é usada em um texto, aquele material necessariamente será o primeiro nas pesquisas. Pelo contrário, isso pode inclusive atrapalhar no posicionamento das pesquisas.
O fato é que, cada vez mais, com o aumento constante da criação de novos conteúdos na Internet, o Google e outros buscadores levam em conta diferentes fatores para melhorar o ranqueamento dessas publicações e nada tem a ver com a quantificação, mas sim com a qualidade, relevância, originalidade e otimização correta de SEO.
E como as KWs influenciam suas estratégias de marketing?
As KWs (keywords, palavras-chaves em inglês) são fatores essenciais para o ranqueamento de um conteúdo nos motores de busca e, como bem destacamos, isso não tem nada a ver com repetições, tamanhos e frequência das publicações.
Não é à toa que diversas empresas não compreendem a falta de resultados satisfatórios em suas campanhas, mesmo investindo em conteúdos a todo momento.
A resposta para o problema pode estar na seguinte pergunta: será que você está usando corretamente as palavras-chaves?
Por exemplo, um conteúdo, por maior que seja e com inúmeras repetições aleatórias de KWs, pode e tende a ter resultados inferiores a um simples blogpost, desde que este esteja devidamente otimizado, apresente relevância, respeite uma estruturação básica de SEO e saiba usar as palavras-chaves nas posições e momentos certos.
Em outras palavras, não adianta investir em estratégias e ações de marketing se não houver conhecimento, técnica e estratégias definidas por trás disso.
E como trabalhar melhor suas palavras-chaves?
Como tudo no Inbound Marketing, o uso adequado de palavras-chaves também começa pelo planejamento. Ou seja, é preciso definir quais as KWs mais adequadas a serem trabalhadas naquela ação, quem é a persona e por que ela quer buscar tais termos e palavras nos motores de busca.
Além disso, há ferramentas hoje que possibilitam mensurar o volume de pesquisas dessas palavras-chaves na internet e, inclusive, encontrar combinações que possam gerar resultados ainda mais direcionados.
Por fim, é fundamental também acompanhar e mensurar os retornos gerados por essas palavras-chaves em cada conteúdo publicado, justamente no intuito de criar novas estratégias, seja por meio de outras publicações, seja por ajustes ou extensões daquela já publicada.
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(Imagens: divulgação)