fbpx
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Siga-nos:
A importância de saber definir a Persona nas estratégias de Inbound Marketing B2B – Web Bizz
9555
post-template-default,single,single-post,postid-9555,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,highrise child-child-ver-1.0.0,highrise-ver-1.5,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-down-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-header-style-on-scroll,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Blog

A importância de saber definir a Persona nas estratégias de Inbound Marketing B2B

Compartilhe:

Em tempos de estratégias digitais, saber definir bem a Persona em suas ações de Inbound Marketing é fator crucial para o sucesso de qualquer campanha da empresa.

No entanto, apesar de parecer algo simples de se desenhar, nem sempre essa tarefa é realizada adequadamente pelas equipes internas, especialmente dentro de um mercado B2B.

E consequentemente isso pode acarretar em falhas de comunicação com o público, direcionamentos ineficientes e até mesmo perda de dinheiro com estratégias sem nenhum resultado.

Por isso, hoje, preparamos este post exclusivo só para trazer dicas e informações úteis sobre como montar uma Persona em estratégias de Inbound Marketing B2B e a real importância disso para suas campanhas.

Podemos começar? Então, boa leitura.

Afinal, o que é uma Persona B2B?

Se você já investe em estratégias de inbound marketing e marketing digital para a sua empresa, muito provavelmente já se deparou com o conceito de Persona por aí, certo?

Mas vamos lá! Na prática, Persona seria um personagem semifictício criado pela sua empresa, com base em dados e comportamentos reais, que representa o perfil ideal daquele cliente que você pretende atingir.

Em outras palavras, a Persona – ou buyer Persona – deve sintetizar todas as principais características de um cliente ideal de seu negócio para que, assim, seja mais fácil e viável traças as estratégias e direcionamentos com maior foco em suas necessidades.

Logo, podemos considerar também que a definição de uma Persona B2B segue a mesma lógica de raciocínio, com a diferença de que os perfis criados precisam atender as características e necessidades de uma empresa e não mais de um consumidor final.

Continue para entender com mais detalhes!

Dessa forma, Persona B2B e Público-alvo não são a mesma coisa?

Definitivamente, não! O conceito de “público-alvo” perde um pouco o seu sentido dentro do Inbound Marketing, tendo em vista que as estratégias digitais lhe permitem direcionamentos muito mais assertivos e focados de seu público.

Mas para entender melhor as diferenças entre estes dois conceitos, podemos defini-los da seguinte forma.

O público-alvo, na verdade, é uma representação de um segmento amplo e diversificado do mercado que sua empresa atua. Logo, ele se baseia em características mais generalistas e muitas vezes dispersas de seus potenciais clientes, tais como exemplos: gênero (masculino ou feminino), faixa etária (de 18 a 35 anos), localização (Região Sudeste), renda (até R$ 4.000) e assim por diante.

Já uma Persona é a representação, de fato, de um personagem baseado em dados e características reais. Portanto, algo muito mais definido e direcionado dentro de seu público.

Assim, ao invés de informações mais gerais, é preciso definir um perfil mais detalhado e focado em “alguém” e não em um “nicho” ou “grupo”, tais como exemplos: nome (Guilherme Moreira), idade (34 anos), profissão (engenheiro civil), escolaridade (superior completo), entre outros dados.

E, na prática, como definir a Persona no Inbound B2B?

Sabendo o conceito de Persona B2B e a sua importância para o sucesso de qualquer campanha de Inbound Marketing, podemos destacar algumas dicas e estratégias sobre como definir esse perfil de cliente em sua empresa.

Confira!

A Persona B2B deve sempre representar “alguém” e não um “negócio”

Uma das dúvidas mais interessantes ao definir a Persona nas estratégias de Inbound Marketing B2B é se, nesse caso, ela deva representar uma empresa ao invés de um consumidor final.

Mas vamos por partes! A Persona sempre deve representar o perfil de uma pessoa real e não de um negócio, mesmo no mercado B2B.

Ou seja, imagine que uma indústria fabrique componentes eletrônicos e que seu público seja formado por lojas de informática, empresas de tecnologia e startups. Dessa forma, a definição de Persona dessa indústria não deve se basear em dados desses negócios, mas sim em características de profissionais reais que trabalhem dentro dessas empresas, tais como: compradores, engenheiros, profissionais de TI, CEO e assim por diante.

Baseie-se em dados reais de seu mercado

A definição de uma Persona no Inbound Marketing B2B deve levar em consideração dados e características reais de clientes de seu mercado e não somente ideias e pretensões de um perfil ideal.

Em outras palavras, a criação desse personagem precisa englobar pesquisas, estatísticas, coleta de dados, análise de hábitos e comportamentos, históricos de compras, estudos etc.

Portanto, evite apenas criar Personas ideais que você imagina como perfil “perfeito” para o seu negócio, mas que talvez não sejam reais ou nem existam de fato.

Considere características essenciais

Você pode definir uma Persona B2B considerando infinitos dados e características específicas conforme as necessidades e especificidades de seu mercado.

Quanto mais detalhado for este perfil – desde que realmente seja baseado em informações reais – mais foco e direcionamento poderão ser trabalhados em suas estratégias de inbound Marketing B2B.

No entanto, de uma forma geral, as informações consideradas essenciais na definição de uma Persona B2B adequada são:

  • Informações gerais (nome, idade, localização etc.);
  • Perfil profissional (formação, cargo, empresa etc.);
  • Dores, desejos, necessidades e desafios;
  • Objetivos, metas e expectativas.

Qual a importância de saber definir a Persona no mercado B2B?

Como bem vimos, saber definir bem uma Persona em qualquer tipo de negócio é fator crucial para o sucesso de uma boa campanha de Inbound Marketing.

E quando trazemos isso para dentro do mercado B2B, vemos que os desafios são ainda maiores e mais complexos.

Por isso, criar e desenhar a Persona ideal que represente adequadamente as necessidades e dores de uma empresa requer um trabalho estratégico e muito detalhistas, recomendando-se inclusive o suporte de agências especializadas no assunto.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância de saber definir bem a Persona em suas campanhas e como essa estratégia se torna ainda mais fundamental dentro do Inbound Marketing B2B.

E se a sua empresa ainda não sabe como definir uma Persona ou não tem gerado resultados eficientes com suas ações de marketing digital, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e confira os diferenciais da Webbizz, uma agência especializada em soluções de Inbound B2B.

(Imagem: divulgação)

Compartilhe: