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SEM e SEO: qual a relação entre essas duas estratégias de marketing digital? – Web Bizz
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SEM e SEO: qual a relação entre essas duas estratégias de marketing digital?

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Qualquer que seja a informação que você precise hoje, certamente a sua primeira fonte de pesquisa é o Google, certo? Bom, mesmo que você também recorra a outros tipos de buscadores, como Yahoo, Bing ou mesmo Youtube, todos eles lhe trazem resultados relevantes, principalmente por conta de duas estratégias essenciais no marketing digital: SEM e SEO.

Dessa forma, antes mesmo de entender o que é cada uma delas e como elas funcionam na prática, já podemos adiantar que, se a sua empresa ou projeto quer também ser destaque nessas pesquisas nos buscadores, saiba que é fundamental conhecer e saber implementar ambas as estratégias de forma adequada em suas ações digitais.

Por isso, preparamos este post com dicas cruciais sobre SEM e SEO e como a união dessas duas modalidades é fator chave para o sucesso de suas campanhas.

Vamos conferir?

Afinal, o que é SEM e SEO?

Começando pelo significado de ambas as siglas, SEM é abreviação de Search Engine Marketing, enquanto SEO vem de Search Engine Optimization.

Ou seja, o primeiro está mais ligado a um conjunto de estratégias de marketing com base nos motores de busca e o segundo se refere à otimização dessas estratégias para agregar resultados de forma orgânica.

Ainda não ficou muito claro? Então, vamos por parte!

Vamos imaginar que o SEM é um conjunto amplo e diversificado de estratégias de marketing de busca que as empresas utilizam para alavancar melhores resultados nas plataformas de pesquisa, sejam elas pagas ou gratuitas.

Dessa forma, quando você investe em publicidade no Google Ads, em links patrocinados, cria um blog para conteúdos no site, elaborar landing pages para seus produtos ou serviços, entre outras inúmeras ações de marketing digital, tudo isso pode ser considerado estratégia de SEM.

Já o SEO faz parte desse conjunto também (ou seja, o SEO está dentro do SEM), serve como ferramenta de otimização dessas ações para agregar resultados orgânicos (não pagos) e melhorar suas ações patrocinadas (pagos).

E por que é importante trabalhar o SEM e o SEO em conjunto?

Antes de mais nada, é muito importante ressaltar que nunca haverá uma “receita pronta” para uma campanha de marketing digital de sucesso. Por isso é tão importante que toda estratégia tenha uma base pré-definida com estratégias específicas, conforme as características e necessidades de seu projeto ou negócio.

De forma resumida, nem sempre o que funciona para o seu concorrente é necessariamente o padrão ideal para a sua campanha, entendeu?

No entanto, de uma forma geral, uma coisa é certa: SEM e SEO devem trabalhar juntos! A “dosagem” e direcionamento de cada estratégia é que pode variar de caso a caso.

E para entender melhor onde queremos chegar, vale reforçar que, apesar do SEM abranger diferentes estratégias (inclusive pagas), o SEO sempre se fará presente e fundamental dentro delas.

Ou seja, na prática, você pode investir em uma campanha patrocinada, mas ela trará muito mais resultados se estiver bem otimizada.

Não é à toa que diversos negócios investem altos valores em ações de SEM, mas têm menos resultados satisfatórios que outros, justamente por abrir mão ou não saber implementar estratégias de SEO.

E como o SEO contribui para os resultados das buscas pagas na prática?

Já sabemos o que é SEM e SEO e qual a funcionalidade de cada uma dessas estratégias no Marketing Digital, certo?

Agora, para esclarecer uma dúvida muito comum em quem pensa em investir nessas ações, vamos reforçar o papel imprescindível de um bom SEO, mesmo em campanhas patrocinadas.

Afinal, para que me preocupar com otimização se estou pagando para aparecer nas buscas? É exatamente esse o “erro” de muitos negócios que não trabalham adequadamente SEM e SEO em conjunto.

Mas vamos à prática! Todo resultado orgânico proporcionado pelo SEO é considerado pelo Google ou qualquer outro buscador como um fator de relevância e importância nas buscas.

Assim, quanto melhor estiver o seu orgânico, melhor também será para a sua busca paga, já que isso conta na hora de calcular o seu CPC (custo por clique).

Basta imaginar, por exemplo, uma empresa com domínio antigo, diversos conteúdos publicados, uma boa reputação nas pesquisas de palavras-chaves e com um site todo organizado e otimizado, enquanto outra do mesmo segmento tem apenas uma página publicada recentemente e sem publicações relevantes.

Ainda que ambas invistam os mesmos valores e nas mesmas KWs em suas estratégias de SEM, o Google vai entender que a primeira opção é mais “confiável” e, portanto, colocá-la na frente nos resultados das buscas.

E como fazer SEM e SEO adequadamente?

Como bem vimos, não restam dúvidas de que SEM e SEO precisam trabalhar juntos o todo tempo, mesmo que o foco de suas estratégias de marketing digital seja em mídia paga somente.

E para mostrar os variados formatos em que é possível fazer SEM e SEO com eficiência e resultados, destacamos as seguintes modalidades:

Campanhas patrocinadas

Os links e anúncios pagos são estratégias essenciais e que geram bastante resultados em uma campanha de marketing digital.

Porém, conforme destacado, o sucesso dessa ação não se limita necessariamente ao valor, às palavras-chaves ou à plataforma de Ads escolhida.

A análise de seu produto, a definição de persona, o formato da publicidade e, principalmente, a otimização desse material são exemplos de fatores indispensáveis que vão ditar o desempenho da campanha.

SEO – resultados orgânicos

Fora as ações pagas de SEM, há diversas maneiras de se destacar nas buscas de forma orgânica e sem precisar pagar para algum tipo de plataforma.

Para isso, o recomendado é investir na otimização SEO correta de suas páginas, assim como a criação contínua de conteúdos relevantes e devidamente estruturados nos mais variados formatos e canais, como blog posts, guest posts, landing pages etc.

E para tanto, há as agências especializadas em marketing digital, que realizam todo esse processo, desde a análise e definição das melhores campanhas, até a aplicação, monitoramento e entrega dos resultados de sua campanha.

Enfim, esse é um pequeno resumo sobre SEM e SEO e como ambas as estratégias, quando trabalhadas adequadamente e em conjunto, permitem gerar resultados ainda melhores para o seu negócio ou projeto.

E se você quer saber mais sobre o assunto e implementar tudo isso na prática em sua empresa, com a garantia de aparecer melhor nas buscas do Google, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os diferenciais da agência Web Bizz.

(Imagem: divulgação)

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