O conceito UX, que vem do inglês User Experience, está relacionado com a experiência do usuário e seus sentimentos com relação ao produto, marca ou serviço. Sendo assim, Design UX é uma área de comunicação responsável por entender e atender as necessidades dos usuários durante todo o processo de interação (usuário x empresa), de modo que estes tenham uma experiência agradável e afetiva com o produto, marca ou serviço.
Mas afinal, por que é tão importante garantir que o usuário tenha uma experiência agradável? Porque é uma forma de demonstrar o quanto a empresa se importa com ele e, desta forma, quer proporcionar uma ótima experiência ao cliente enquanto ele estiver em “contato” com o seu produto, marca ou serviço.
Confira a seguir a importância do Design UX para melhorar os resultados do marketing digital da sua empresa!
Onde o conceito é aplicado?
ERRO 404 – Not found: não encontrado
O mais famoso dos erros. O usuário que clica em um link e dá de cara com este, ou qualquer outro erro, já não tem uma boa impressão sobre a marca, produto ou serviço. Isto porque, além do sentimento de frustração em não encontrar o que procura, também provoca os sentimentos de desconfiança e insegurança com relação à empresa.
É claro que nenhum site, por mais bem planejado e programado que tenha sido, está livre de apresentar erros em algum momento. Isso porque, fatores externos também prejudicam ou interferem diretamente na performance de um site. Portanto, caso isso ocorra, disponibilize uma mensagem “agradável de erro” e também um meio do cliente entrar em contato para informar sobre este erro, caso queira. Um telefone fixo e/ou endereço de e-mail já são suficientes.
Isso é importante porque diz nas entrelinhas que lamenta muito que um erro tenha acontecido durante a navegação, mas que a empresa está trabalhando para que o usuário tenha uma ótima experiência! Ou seja, trocando em miúdos: a empresa se importa com o cliente!
Design responsivo
Com a crescente imersão no mundo digital e a explosão Mobile (Smartphones e Tablets), torna-se imprescindível pensar e planejar os sites já na versão para acesso mobile.
Imagine que um usuário que visualiza os e-mails no Smartphone, recebe da sua empresa, um e-mail com grandes ofertas e links para clicar e comprar. Este usuário clica na oferta para saber mais informações e se depara com um site totalmente desconfigurado para visualização no smartphone e links de acesso quebrados. Provavelmente você acabou de perder uma venda!
Além disso, a gigante Google anunciou recentemente mudanças no algoritmo de buscas e definiu que os sites que não estivessem em versão para mobile “perderiam” posições nos resultados das buscas. Ou seja, o site que oferece a versão mobile, automaticamente passa na frente daquele que não oferece, independente do tempo de existência e reputação do site.
E o que mais o Design UX faz?
Cores, diagramação, estrutura, imagens, testes de interatividade, testes A/B, tecnologias de navegação e acessibilidade, análises de conversões de venda e até estudos de pós-compra, fazem parte da gama de responsabilidades da área de Design UX.
Isso tudo para garantir, além de uma experiência agradável ao usuário, também a funcionalidade, otimização e segurança do site e, para isso, inúmeros testes são realizados após a programação do site e antes que ele seja disponibilizado para acesso, para garantir a satisfação plena do usuário durante todo o processo de contato com a sua marca, produto ou serviço.
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