O primeiro passo para quem deseja aprender sobre SEO e formas de melhorar a posição do site nas ferramentas da busca é saber como o Google, maior buscador do mundo costuma classificar os sites.
Afinal, ao compreender como a classificação é feita, fica muito mais fácil adaptar ou desenvolver uma página inteira com conteúdo relevante para que fique bem posicionada logo nas primeiras páginas de resultado de busca. Mas antes de mais nada, vamos deixar claro qual a diferença entre resultados orgânicos e os links patrocinados.
Resultados orgânicos e resultados patrocinados
O objetivo de toda empresa deve ser aparecer sempre entre as primeiras posições no resultado orgânico, que é aquele que vem no centro da página, abaixo dos links patrocinados.
Os links patrocinados são, conforme o nome indica, pagos. Através da ferramenta Adwords, empresas, agência ou praticamente qualquer pessoa, podem criar anúncios e pagar por palavras-chave que tenham a ver com seus produtos. Os anúncios aparecem no topo da página, dentro de caixas levemente coloridas ou na lateral.
Por outro lado, os resultados orgânicos são aqueles naturalmente encontrados pelo Google através de seu algoritmo. Não é preciso pagar nada para aparecer ali, mas é preciso ser considerado relevante pela própria ferramenta. Os conteúdos precisam responder a pergunta ou a palavra-chave digitada pelo usuário no buscador.
Como funciona o Algoritmo do Google
Antes de qualquer coisa, é preciso saber que o Google possui um algoritmo exclusivo, que avalia uma centena de fatores relacionados ao site, ao conteúdo, ao comportamento dos visitantes e até a quantidade de menções feitas em outras páginas ou redes sociais. É complexo mesmo e vem sendo aprimorado com o tempo para garantir sempre os melhores resultados para os usuários.
Entre todos estes fatores levados em consideração pelo algoritmo do Google, o mais conhecido deles é sem dúvidas o chamado PageRank. Basicamente este fator leva em consideração a quantidade de links externos que levam à página em questão. Há quem foque os esforços somente nesta parte, e encha a internet de links, mas atualmente ele não tem tanto peso quanto os demais fatores avaliados pelo algorítimo, portanto cuidar somente do PageRank não é mais o suficiente.
Mas afinal, o que então é preciso ser levado em consideração para garantir a colocação nas primeiras posições da busca orgânica?
No estudo do SEO, que faz parte das muitas estratégias do marketing digital, algumas técnicas são colocas em prática para garantir que o Google considere uma página relevante ou não para o usuário.
Com o tempo, estas técnicas foram se aperfeiçoando e são consideradas atualmente uma excelente forma de alavancar visitas no site e com isso, aumentar as vendas e o número de clientes.
Todas as técnicas são focadas em três princípios básicos:
* Popularidade – mais focado em aumentar o PageRank, basicamente leva em consideração a quantidade de links de qualidade espalhados por toda a internet e que levam ao site.
* Reputação – que é um conceito do próprio Google, que leva em consideração a forma como o site foi construído, quais tecnologias foram utilizadas, seu desempenho e qual segurança garante para o usuário e seus dados.
* Autoridade – que trata da relevância que o site possui para o público-alvo, dentro de um grupo de sites semelhantes. Além disso, também levam em consideração diversos fatores calculados pelo próprio buscador.
Ou seja, para garantir que um site fique posicionado nas melhores posições, todo o conteúdo e construção das páginas deve levar em consideração estes três fatores primordiais. O conteúdo deve ser relevante para o público, as ferramentas utilizadas no site devem garantir a segurança dos dados inseridos pelos seus clientes e tudo deve ser harmônico e feito com a maior clareza possível.
O comportamento dos visitantes no site também ajudam a colocá-lo nas primeiras posições. Se eles voltarem com frequência, ficarem bastante tempo em seu site e encontrarem tudo o que procuravam, ponto para o site.
SEO é realmente importante?
Atualmente a internet tem se tornado a forma mais fácil de encontrar clientes e conquistar novos mercados. Mas diferentemente de outras mídias, grande parte do poder de impacto fica na mão dos próprios usuários.
A publicidade online tradicional, feita basicamente a partir de banners e anúncios em outras páginas, tem perdido cada vez mais força para as buscas. O cliente busca pelo que precisa e espera que o resultado orgânico traga as soluções ideais para suas necessidades.
Além disso, pesquisas recentes comprovam que a maioria dos usuários clica somente nos primeiros links apresentados e raramente passa da primeira página. Ou seja, investir tempo e verba na construção e adaptação de uma página para garantir a colocação nas primeiras posições é essencial.
O chamado marketing de busca (SEM) aliado ao marketing de conteúdo são atualmente a melhor forma de atrair maior volume de tráfego para seu site, aumentando de forma significativa as suas vendas e visibilidades em mercados que talvez nem tenha vislumbrado.
Podemos concluir então que vale a pena investir em marketing de busca e marketing de conteúdo como uma das estratégias mais importantes do marketing digital. Diversos profissionais da área de publicidade, jornalismo e relações públicas vêm se especializando na criação de conteúdos relevantes enquanto programadores e designers também se preparam para proporcionar sites e páginas cada vez melhores. As empresas que não prestarem atenção nisso hoje, poderão perder excelentes oportunidades de negócio.