Para que um negócio seja próspero por muitos anos, é preciso que haja novos clientes chegando de tempos em tempos. Mais do que isso, é importante que uma parte de sua clientela continue fiel, sempre entendendo a importância do seu produto ou serviço. A esse conjunto de tarefas damos o nome de Gestão de Leads.
E o que isso seria exatamente? Um conjunto de atitudes, práticas e estratégias para atrair pessoas com maior potencial para se tornarem clientes e garantir que sua base atual se mantenha sólida. Se for feita corretamente, pode ser a chave para elevar ainda mais o nível dos seus negócios.
Para que você entenda melhor o assunto, trouxemos aqui 4 passos simples para fazer uma gestão de leads eficiente. Confira!
1. Tenha um sistema de coleta de dados
Graças à tecnologia, empresas podem captar muito mais informação sobre o mercado, seu público e o desempenho dos seus produtos. Com essas vantagens, um empreendedor pode aprimorar consideravelmente suas campanhas e os resultados de um negócio. Mas, para que isso seja possível, é necessário, primeiro, captar esses dados de algum lugar.
Para isso, você deve investir em ferramentas de coleta de dados: softwares automatizados de preferências. Dependendo do setor em que você atua, os dados vão mudar tão rápido que, até você conseguir captá-lo, já haverá uma dezena a mais deles para serem examinados.
2. Invista tanto em nutrição quanto em aquisição
A gestão de leads é principalmente composta por processos de nutrição e geração de leads. Ou seja, você deve chamar a atenção de cada membro do seu público-alvo e, em seguida, alimentá-lo com conteúdo para que continuem interessados no seu produto. Com o tempo, eles se sentirão seguros o suficiente para entrar em contato com você.
O processo de nutrição pode parecer um pouco lento a princípio. Afinal, qualquer empreendedor prefere ter mais um cliente hoje do que 2 no ano que vem. Mas, pensando no médio e no longo prazos, esse investimento é o que vai consolidar a base necessária para um negócio maior.
3. Coordene os diferentes setores
Não é possível atingir todos os seus objetivos por conta própria. Se fosse, você não precisaria de toda uma empresa! Para que a gestão de leads no seu negócio seja consistente, é preciso que haja equipes multidisciplinares envolvidas. Marketing, vendas, gestão financeira, controle de riscos, atendimento ao cliente, entre outras áreas. Quanto mais envolvidas todas elas estiverem, maior será sua capacidade de administrar seus leads.
4. Use esses dados para aprimorar seus serviços
Mesmo que você tenha uma quantidade infindável de informações, isso não quer dizer nada se você não as colocar em uso. Não apenas para lidar melhor com seus clientes, mas também para aprimorar a qualidade dos seus serviços. Talvez uma reclamação possa ser resolvida com uma adaptação no método de entrega, ou com uma pequena mudança no material utilizado. Quanto melhor for o seu produto, melhores serão suas chances com seus leads.
Com essas dicas, você já deve conseguir fazer uma gestão de leads muito mais produtiva. Quer continuar acompanhando nosso conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe sempre que postarmos novidades!
(Imagens: divulgação)