Os hábitos dos brasileiros têm mudado e a compra via internet tem se tornado cada vez mais comum. Isso faz com que o mercado e-commerce esteja mais difícil para se destacar perante os concorrentes. As técnicas de SEO não têm sido o suficiente para transformar o tráfego do seu site em conversões.
Pensando nisso, enumeramos 4 motivos para você começar a utilizar o inbound commerce. Esse termo é a junção de inbound marketing com e-commerce e é utilizado para empresas virtuais que usam dessa estratégia para conseguir melhores resultados. Ele se resume em uma estratégia para atrair clientes para o conteúdo oferecido pela sua empresa sobre o produto ou serviço prestado.
1. Agrega valor e tráfego ao seu negócio
Quem não valoriza o conhecimento e a informação? A partir do inbound commerce, você consegue oferecer conteúdo útil que agregará ao seu produto. Se você possui uma loja de ferramentas, por exemplo, abastecer um blog, periodicamente, com informações sobre formas de uso, conselhos de aplicação ou história de sua marca enriquecerão o seu produto.
Os clientes terão interesse em adquirir seu produto porque agora possuem várias opções de como utilizar e já sabem onde procurar informação, caso tenham alguma dúvida.
2. Otimiza conversões
O conteúdo aumenta o tráfego, mas a conversão só poderá ser estimulada a partir do momento em que você induz o cliente a conhecer melhor o seu produto e, ainda no conteúdo oferecido, o induz a comprar. A partir do momento em que ele se identifica com seu produto, a possibilidade dele adquirir aumenta, se comparada a uma navegação simples em seu site, apenas.
3. Constrói relacionamentos
O inbound commerce estabelece relacionamento com o cliente. A empresa que pratica ações de relacionamento, como a disponibilização de uma plataforma onde o cliente consegue consultar pelo chat, pelo FAQ e proporciona tudo isso por meio de uma plataforma otimizada, responsiva e objetiva, consegue fidelizar clientes.
O conjunto dessas ações, com o fornecimento de conteúdo e de descrições completas de cada produto, com imagens de qualidade, por exemplo, constituem o inbound commerce. Juntos, estabelecem uma relação diferenciada que permite que o cliente tenha uma experiência única em sua loja.
4. Conceitua o Marketing de uma forma diferente
O inbound commerce (ou marketing) é diferente do marketing tradicional, que é uma publicidade evidente sobre determinado produto. Por meio das técnicas de inbound commerce, com o marketing de conteúdo, por exemplo, você consegue convencer o cliente, de maneira sutil, de que seu produto é o que ele precisa e que em sua loja é onde ele deve adquirir o produto.
Não se trata de uma propaganda enganosa. Muito pelo contrário! Você consegue oferecer o conhecimento necessário para que o cliente consiga chegar à conclusão de que está fazendo a coisa certa. Isso diminui o risco de desistência da compra durante o checkout, por exemplo.
E então? Pronto para começar a revolucionar o seu site com o inboud commerce? Claro que ainda há algumas dúvidas, mas é por isso mesmo estamos aqui! Comente-as em nosso post para ajudarmos você a melhorar o desempenho de seu site de maneira transformadora!
O que você pensa sobre essa estratégia? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião!