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Inteligência artificial: a importância do Chatbot na estratégia de marketing digital

  • janeiro 23, 2018

Cerca de 130 bilhões de dólares: este é o valor estimado por especialistas a ser gerado em decorrência do crescimento da inteligência artificial (AI, do termo em inglês: Artificial Intelligence) até 2025. A mesma AI presente nos Chatbots, cuja tendência dominou o mercado em 2017 e promete continuar sendo a grande aposta das empresas que desejam evoluir a forma como se relacionam com os seus consumidores ao longo deste ano.

Muitos empresários ainda têm dúvidas sobre essa tecnologia, do que ela é capaz e quanto custa. O fato é que por trás desse cenário tão futurista, é preciso saber que há muito trabalho. Antes de apostar em AI e, consequentemente nos Chatbots, é vital estabelecer um objetivo claro, recursos ideais, estimar custos, retorno sobre o investimento e avaliar outros fatores decisivos no processo. Com tudo mapeado (MVP) e contemplando projeções de crescimento futuro, está na hora de seguir em frente!

O que é o Chatbot?

O Chatbot significa um passo revolucionário para a automação de tarefas repetitivas nas empresas, permitindo que os funcionários tenham mais tempo para dedicar às atividades complexas. Um exemplo é a Siri da Apple, que realiza desde pesquisas na internet para seus usuários até entretê-los com piadas. Logicamente, a Siri não aprendeu tudo isso sozinha. Alguém trabalhou na sua programação, simulando interações humanas. Mas o ponto é: o que os Chatbots representam nas estratégias de marketing digital?

A inteligência artificial dos Chatbots, abre um novo horizonte no atendimento online. Tanto para as empresas B2B quanto B2C (que comercializam produtos diretamente aos consumidores), os Chatbots podem entregar respostas de forma automática, com tanta rapidez, eficiência e naturalidade que o usuário não chega a perceber que está interagindo com um robô de conversação. O bot é simplesmente um guia de perguntas e respostas, com um menu estruturado e capaz de guiar o usuário até as informações que deseja. E, mesmo que as perguntas sejam feitas para o Chatbot de forma não programada, acredite: a pessoa obterá as respostas certas!

Em quais canais a tecnologia pode ser aplicada?

Como parte do processo de adoção do Chatbot às estratégias de marketing digital, você precisa definir se o canal a ser automatizado será exclusivo para os clientes (em um ambiente restrito, com login e senha), nas redes sociais (como o Facebook), ou em uma página online pública como um site. Marcas como Natura, Avon e Localiza Hertz possuem canais online com Chatbots para propostas distintas. Há ainda corporações que fazem uso de algoritmo próprio, enquanto outras apostam em inteligência artificial externa – é o caso da Watson (IBM) e do Google AI. Há também recursos com planos gratuitos como a Blip para construir Chatbots e integrá-los com as ferramentas da empresa. Avalie tudo isso e inspire-se! As aplicações são inúmeras!

Quer algumas dicas?

O Chatbot, configurado com as perguntas certas, pode ser aplicado nas empresas para obter informações valiosas sobre a pessoa que está visitando seu site, pesquisando o seu produto/serviço e interessado em saber mais a respeito. Alguns bots podem também sincronizar diretamente com os calendários das suas equipes de vendas, tirar dúvidas sobre produtos em canais de relacionamento, abrir um ticket de atendimento e até apontar Leads no funil de vendas.

Todos essas tarefas podem ser feitas pelos bots em múltiplos canais, 24 horas por dia e 7 dias na semana. Mas, mesmo com a eficiência dos Chatbots, lembre-se em deixar uma pessoa para resolver questões complexas como já dissemos, porque elas ainda requerem uma visão humana. Adicionalmente, esta pessoa pode trabalhar na atualização do conteúdo do canal, uma tarefa que deve ser constante.

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(Imagens: divulgação)

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