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Landing pages: o que são e a sua importância

  • dezembro 7, 2015

Landing pages são “páginas de pouso”. O primeiro local de entrada de um visitante no espaço virtual de sua empresa. Nesse sentido, a home page ou um blog post pode ser considerado um ponto de aterrissagem. No entanto, a definição comercial é um pouco diferente.

Pelas vias do marketing digital, o termo landing page adquiriu uma especificidade. Hoje, existe uma poderosa lógica na elaboração dessa ferramenta. Texto, design, experiência do usuário são alguns dos elementos que tocam a construção desse mecanismo estratégico. Afinal, tudo se trata de conversões, e foi exatamente por isso que essa estrutura foi concebida.

No post de hoje te contaremos detalhadamente como elaborar uma landing page campeã de conversões! Acompanhe conosco a seguir e descubra como isso pode beneficiar suas vendas.

Landing pages são poderosos meios de conversão

Landing pages estão entre os meios mais eficazes de se gerar vendas nos moldes atuais do marketing digital. Isso porque são plataformas que contribuem de forma extremamente simples na entrega de algo irresistível para o cliente. Por isso da capacidade de altas taxas de conversão. Mas essa simplicidade possui uma concepção complexa.

As formas de conversão existentes

Primeiro, é necessário ressaltar que nem sempre o que se oferece para o cliente é um produto ou um serviço que implicará em remuneração imediata. Para que este objetivo seja alcançado, é necessário que se criem as chamadas Iscas Digitais.

Com essas iscas — que podem ser um e-book, um white paper, um webinar, ou mesmo uma consultoria —, o cliente fica muito mais atento e aberto a propostas. Afinal, com a ajuda e a resolução de um problema, o usuário cria uma imagem de autoridade da marca e assim se torna um cliente em potencial — lead.

Logo, existem duas formas de conversão:

  • A indireta, que funciona através da conquista do usuário através de uma isca digital. Normalmente, a partir disso, solicitam-se dados do mesmo. Essas informações serão utilizadas para futuras eventuais contatos e envio de materiais ricos.
  • A outra forma de conversão, a direta, implica na conclusão de uma venda — o momento em que o lead se torna cliente de fato. Para isso, é necessário que se crie landing pages otimizadas.

A elaboração de uma landing page

A landing page por concepção é algo que deve ser muito simples para o usuário. É fundamental que este não se disperse, desistindo da aquisição, seja ela direta ou indireta, por excesso — ou falta — de informações. É por meio dela que a oferta é realizada.

A lógica de construção da landing page é a mesma do processo do inbound marketing como um todo. Ela reflete todos os estágios de conversão.

A landing page deve ser concebida em função dos estágios do funil de vendas:

  • Para o estágio de atenção o foco deve estar no cabeçalho da página. Ele deve ter uma headline com um título atrativo e um subtítulo que explique a oferta. Por exemplo, “EBOOK: Os segredos do inbound marketing (como headline) – Descubra estratégias campeãs do novo marketing digital (como subtítulo).

Nesse caso, é necessário pontuar que menus ou links adicionais são itens proibidos na à pessoa que está na sua página a sair dela.

  • Para o estágio de interesse deve-se ater ao detalhamento ao produto da oferta. É sempre importante colocar mais informações em fragmentos e sentenças curtas, de forma que facilite a leitura imediata. Tópicos e bullet points que facilitam a navegação escaneável são sempre bem-vindos;
  • Para o estágio de desejo, quando o cliente está em processo de finalização da aquisição, é sempre contundente apresentar indicadores de prova social. Isso comprova a credibilidade do produto. Para ofertas com fins mais simples, como os de conversão indireta, normalmente, a demonstração da quantidade de seguidores nas redes sociais e da política de privacidade são suficientes.

Mas quando se trata da venda de algo caro ou que exija informações deliciadas, como CPF, ou endereço, por exemplo, é sempre pertinente colocar os depoimentos de outros clientes, logos de empresas parceiras e de entidades certificadoras, bem como citações da empresa na mídia. Isso será suficiente para transmitir segurança e para concluir esse estágio de aquisição.

  • Para o estágio final, de ação, quando o cliente vai finalizar a compra, é sempre interessante escolher bem os campos do formulário. Quanto menos informações solicitadas, maior a tendência do aumento da taxa de conversão. É sempre conveniente enfatizar o benefício e evitar perguntas que exijam reflexão do usuário. Questões que demandem um longo tempo de resposta ao lead pode acabar se tornando um inconveniente, fazendo-o até desistir. Por fim, é sempre bom focar na usabilidade. Quanto mais contraste e mais bem posicionado estiver o botão de aquisição, mais conversões a página terá. Utilizar de testes A/B também aumenta a possibilidade de aquisições.

Impulsionar as conversões e realizar testes sempre

O que há de se enfatizar é que as landing pages por si só não resolvem. É sempre importante pensar em estratégias eficazes que conduzam o visitante para a ferramenta. Ter um blog sempre atualizado, com informações importantes e com gestão correta de SEO, são cuidados imprescindíveis para o impulsionamento das conversões.

E como está a gestão de landing pages da sua empresa? Compartilhe conosco o que achou das dicas, e caso ainda haja alguma dúvida, conte para nós através dos comentários e participe da conversa!

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