Ir para o conteúdo
WEB BIZZ
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • Estratégia, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Lead scoring: o que é e como utilizar esse método de segmentação?

  • novembro 12, 2019

Se você trabalha na área de marketing ou busca melhores resultados para sua empresa, com certeza, já ouviu falar sobre a segmentação de leads por meio do lead scoring.

De acordo com Protocol 80, o lead scoring é considerado por profissionais de marketing a segunda maior contribuição para a receita da empresa.

Esse método tem como objetivo pontuar as ações dos leads, identificando quais estão mais qualificados e podem ser encaminhados para o setor de vendas.

Continue lendo nosso post para saber em detalhes o que é lead scoring e como utilizar esse método de segmentação no mercado B2B.

O que é lead scoring?

Lead scoring é uma estratégia de Inbound Marketing para otimizar a segmentação dos leads.

Em tradução literal, lead scoring quer dizer pontuação do lead e é exatamente assim que essa metodologia funciona: através de pontos.

A cada ação que o lead faz, ele receberá uma quantidade de pontos pré-definida pela sua empresa.

Quanto mais pontos um lead tiver, mais qualificado ele está.

O contrário também é verdade: quanto menos pontos tiver, isso mostra que o lead ainda precisa de mais tempo e nutrição.

Para que você entenda melhor, vamos utilizar um exemplo.

Imagine que um lead, em um dia, acessa um post no blog da sua empresa que é considerado topo de funil.

Essa ação faz com que ele ganhe uma certa quantidade de pontos.

Eventualmente, esse mesmo lead baixa um conteúdo rico mais aprofundado sobre o assunto. Ele ganhará mais pontos por isso.

E, por último, ele acessa uma página com os produtos ou serviços da empresa, o que o fará ganhar mais pontos ainda, afinal, é uma página comercial de fundo de funil.

Quando esse lead já tiver uma certa quantidade de pontos, ele será considerado como um lead qualificado e será encaminhado para o setor de vendas, que entrará em contato com ele.

Vale ressaltar que esse processo de qualificação, normalmente, não ocorre em curto período e, por isso, a nutrição tem papel fundamental para converter um lead em venda.

Como utilizar esse método?

O primeiro passo a ser dado é utilizar um software de automação de marketing que permita a automação dessa estratégia.

A partir disso, é preciso definir quais serão as pontuações para cada ação e quando o lead será considerado qualificado e, consequentemente, encaminhado para o setor comercial.

Para definir as pontuações é necessário entender mais sobre o processo de compra, sabendo quais são as ações que estão no topo do funil e quais estão no fundo.

Quanto mais no topo, menor deverá ser a pontuação.

Já quanto mais no fundo, maior.

Como o lead scoring aumenta as vendas?

A partir do momento que o lead scoring é feito de forma assertiva, o setor de marketing consegue identificar quais são os leads que já podem ser contatados pelo comercial.

Quando um lead qualificado é encaminhado para o setor de vendas, as chances de fechar um negócio é muito maior.

Segundo a Invespcro, leads qualificados fazem compras 47% maiores do que os não nutridos e prontos, aumentando não apenas a conversão, mas também o ticket médio.

Agora que você já sabe mais sobre lead scoring, entre em contato com a Web Bizz para estruturar o seu marketing de forma mais estratégica!

(Imagens: divulgação)

Lead scoring: o que é e como utilizar esse método de segmentação?

 

Compartilhar post

E-book

E-Books de Marketing Digital
Automação de Marketing | Saiba tudo da teoria à prática
BAIXE AGORA, CLIQUE AQUI!

Posts Recentes

Como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?

junho 9, 2025

Como usar o LinkedIn para gerar leads B2B?

maio 30, 2025

Funil de vendas em Y no B2B: o que é e como aplicar?

maio 28, 2025

Consultoria de marketing digital B2B vale a pena? Descubra aqui!

maio 21, 2025

Vendas B2B: 5 motivos que podem estar te sabotando

abril 14, 2025

A web Bizz

agência de marketing digital

Somos mais que uma simples Agência de Marketing Digital, somos uma Parceira de Negócios!

A Web Bizz é uma agência com mais de 16 anos de sólida experiência em Marketing Digital e especializada em Inbound e Outbound Marketing, com foco em transformar processos de Marketing e Vendas em Resultados de Sucesso.

PrevPreviousA importância do ICP como estratégia para o seu negócio
Next5 dicas para se destacar no social selling no mercado B2BNext

Posts relacionandos

Como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?

junho 9, 2025

Como usar o LinkedIn para gerar leads B2B?

maio 30, 2025

Funil de vendas em Y no B2B: o que é e como aplicar?

maio 28, 2025

Consultoria de marketing digital B2B vale a pena? Descubra aqui!

maio 21, 2025

Nosso endereço

Av. Brasil, 1.782 – SL 25 Parque da Laranjeiras - Itupeva/SP

Nosso Telefone

11 4591-1592

Nosso Email

contato@webbizz.com.br
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Agende uma conversa com um especialista!

Somos a Agência WEB BIZZ,
sua Parceira de Negócios!

FALE COM UM ESPECIALISTA

Agência de Marketing Digital

  • Home
  • A Web Bizz
  • Soluções B2B
  • Política de Privacidade
  • Contato

WEB BIZZ | Marketing Digital – Todos os direitos reservados

WEB BIZZ Soluções Inf. Ltda – CNPJ: 17.625.499/0001-25

  • Home
  • A Web Bizz
  • Soluções B2B
    • Inbound Marketing
    • Outbound Marketing
    • Consultoria em Marketing Digital
    • Implementação e Consultoria RD CRM
    • Automação de Marketing
  • Materiais Educativos
    • Blog
    • E-books
    • Cases
  • Contato
    • Fale com um Especialista
    • Trabalhe Conosco

Telefone

11 4591-1592

Email

contato@webbizz.com.br

Linkedin-in Instagram Facebook Youtube

Fale com um Especialista

Vamos ver como podemos te ajudar

Motivo do contato - Interesse(obrigatório)
Sua média de investimento mensal em marketing(obrigatório)
Descreva sua necessidade e como entende que poderemos ajudar sua empresa.
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.