A rede social LinkedIn foi lançada em 2003 com o objetivo de conectar profissionais e empresas. A partir de 2012, a plataforma passou a figurar entre as redes sociais mais utilizadas pelos internautas e, pensando em conformidade com as necessidades do mercado, passou a oferecer um leque de serviços.
O LinkedIn Sales Navigator nasceu a partir da observação da mudança no comportamento do consumidor moderno e seus novos hábitos de consumo, bem como em razão da crescente explosão mobile.
Nesse post, vamos te mostrar como funciona o LinkedIn Sales Navigator e quais os maiores benefícios da ferramenta, que tem se mostrado uma poderosa ferramenta para a estratégia de marketing digital e vendas de muitas empresas. Confira!
O que é o LinkedIn Sales Navigator?
Sendo o LinkedIn uma rede social voltada para o mundo corporativo, o Sales Navigator foi pensado com o intuito de criar, estreitar e aprofundar o relacionamento com o cliente, além de prospectar novos. A ferramenta é principalmente voltada ao B2B (Business to Business). e tem o objetivo de criar o relacionamento, conquistar e converter vendas.
Como a ferramenta funciona?
O LinkedIn oferece uma demonstração do Sales Navigator na Conta Premium. Funciona como um menu degustação, em que você avalia o produto e, se gostar, paga pela assinatura para continuar obtendo os benefícios e funcionalidades da ferramenta.
Após realizar a inscrição (informando nome completo, CEP e dados do cartão de crédito), ao escolher utilizar o Sales Navigator (dentro da conta Premium), é possível selecionar a versão Profissional ou Pró. A diferença é que a última é mais cara e oferece maior quantidade de InMails, alertas adicionais e a possibilidade de visualizar o nome completo dos usuários.
A plataforma envia uma notificação antes do término da demonstração, através da qual é possível optar por suspender o serviço ou assinar o plano.
Quais os recursos oferecidos pelo LinkedIn Sales Navigator?
Mensagens de InMail
Esta ferramenta possibilita o envio de mensagens (inbox) para potenciais clientes, mesmo que estes não sejam uma conexão.
Pesquisa avançada de Lead Builder
Aqui começa a sua prospecção de clientes. No menu de navegação você obtém todas as opções de filtro/busca inteligente, como palavras-chave, empresa atual, cargo, entre outros parâmetros indispensáveis para refinar a sua busca e extrair resultados realmente relevantes.
Recomendações de potenciais clientes e potenciais clientes salvos
Este recurso permite descobrir pessoas e armazená-las para trabalhar uma ação posterior.
Otimização do recurso “quem viu o seu perfil”
O Sales Navigator permite visualizar o perfil dos usuários que se interessaram pelo seu perfil nos últimos 90 dias.
Pesquisa de perfis ilimitada
Opa! Esse recurso vale ouro. Mas só vale até conexões de 3° grau.
Informações de vendas em tempo real
Através do Sales Navigator, é possível receber um panorama de vendas e potenciais clientes.
O que fazer após configurar os recursos e filtros?
Agora é hora de arregaçar as mangas e usar os recursos inteligentes oferecidos pelo LinkedIn Sales Navigator.
Observe os updates dos seus clientes em prospecção. Dê atenção especial às publicações na Company Page, pois é a empresa que está falando com o mercado (se o seu cliente em potencial for empresa, claro).
Analise também o conteúdo que foi publicado, compartilhado ou atualizado, como: notícias, dicas no segmento, novidades no mercado e etc. É importante estar antenado com o que é do interesse do seu cliente em potencial.
Feito isso, após a impressão inicial sobre esse público-alvo, o próximo passo é a conexão. Você pode fazer o contato através do InMail ou através da rede de relacionamentos, em que você solicita que um contato lhe apresente a outro através da ferramenta. Um vendedor, por exemplo, obtém muito mais sucesso fazendo contato com o cliente através de uma rede social do que fazendo uma ligação para ele.
Nas redes sociais, as chances de conseguir atrair a atenção do cliente aumentam consideravelmente. Isso significa um grande pontapé para o negócio B2B: é o novo consumidor educando a indústria. Observar e ouvir (realmente) o que este novo consumidor deseja /espera, é o caminho para conquistá-lo e um passo importante para fidelizá-lo.
Lembre-se: o InMail é uma porta de entrada (ou saída) para o seu negócio. Portanto, procure realmente conhecer o que a empresa ou público-alvo faz/deseja/gosta/procura/pratica, para não desperdiçar essa chance valiosa, que pode ser única!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos em breve. Agora, se você já trabalha com o LinkedIn Sales Navigator, conte pra nós sobre a sua experiência. Participe!
LinkedIn Sales Navigator: entenda como funciona
(Imagens: divulgação)
Publicado em: 20/04/2016
Atualizado em: 02/05/2020