O Facebook é a rede social com o maior número de usuários ativos no mundo. No Brasil, é a mais poderosa e conecta, segundo a própria rede, mais de 95 milhões de pessoas. Independentemente do setor, porte e perfil do público da sua empresa, seus consumidores em potencial estão circulando por lá e, caso o seu foco seja business to business, você precisa desenvolver uma estratégia de Marketing B2B no Facebook agora mesmo!
Para ajudar a traçar um plano que extraia os melhores resultados da rede, reunimos neste artigo o que há de mais relevante sobre as oportunidades oferecidas pelo Facebook para empresas B2B. Confira!
Por que desenvolver estratégias de Marketing B2B no Facebook?
1. Porque funciona de verdade
Vamos quebrar, de uma vez por todas, o tabu de que as ações de Marketing no Facebook só funcionam para empresas B2C? Afinal, os usuários se conectam à rede como pessoas físicas, porém não abandonam seus interesses como pessoas jurídicas enquanto navegam.
Então, é uma excelente estratégia utilizar o Facebook no mercado B2B para se aproximar das pessoas sem escancarar o interesse comercial, por meio de conteúdo de qualidade e, assim, estabelecer um laço de confiança que influenciará positivamente na futura decisão de compra do público.
Segundo dados de um estudo realizado pelo Social Media Examiner, o uso do Facebook pelo mercado B2B vem crescendo ano a ano. Em 2015, 41% das empresas entrevistadas utilizaram o LinkedIn, a rede mais tradicional para impactar profissionais, enquanto 30% optaram pelo Facebook.
2. Porque o público se torna evangelizador da marca
Todos nós utilizamos o Facebook para encontrar informações interessantes e conteúdo inspirador e, quando encontramos, não só o consumimos, como curtimos, comentamos e compartilhamos. Ou seja, nos engajamos com a publicação, aumentando o alcance daquele material.
Se sua empresa B2B atuar na rede social com assertividade, compartilhando posts de alta qualidade, naturalmente o público atuará como multiplicador e colaborará com o aumento da visibilidade da marca na web.
3. Porque os investimentos necessários são mais baixos e assertivos que na publicidade tradicional
Colocar uma página no ar e compartilhar conteúdos interessantes são os passos essenciais para ter uma boa presença no Facebook, mas não são suficientes. Afinal, é de apenas 1,5% o alcance orgânico das publicações realizadas nessa rede social, o que obriga as empresas a investirem no Facebook Ads para ampliar a rede de seguidores e o alcance dos conteúdos.
A boa notícia é que, com o alto poder de segmentação da rede, é possível determinar o público que será impactado pela campanha e, assim, os investimentos são muito mais assertivos e acessíveis.
Para promover a página é possível definir a idade, sexo, cidade e assuntos de interesse do público. Para impulsionar as publicações, é possível:
- Divulgar apenas para quem já segue a página;
- Mostrar para as pessoas que curtem a página e para amigos;
- Promover para um público específico de acordo com idade, sexo, endereço e assuntos de interesse.
Como fazer Marketing B2B no Facebook da sua empresa?
1. Planejar
Planejar é preciso, pois é por meio do Plano de Marketing Digital que serão definidos os objetivos e público-alvo das campanhas, os assuntos que interessam à empresa e aos consumidores, as mensagens-chave da marca, dentre outros.
Um plano bem estruturado gera uma forte presença no Facebook, o público perceberá essa consistência e será atraído para os canais digitais da empresa.
2. Utilizar todos os recursos disponíveis
Além das ferramentas amigáveis para segmentação de público, o Facebook possui muitos recursos para gerar conteúdo que, se bem explorados, melhoram a presença na rede social.
Realizar transmissões ao vivo, taggear empresas parceiras, compartilhar fotos, vídeos, enquetes, promover a página para amigos, realizar concursos, entre tantas outras possibilidades gratuitas ou a preços baixos disponíveis para fortalecer a comunicação das empresas B2B são alguns dos exemplos.
3. Mensurar os resultados
Outra vantagem de investir em Marketing Digital é poder acompanhar a performance das campanhas em tempo real, para fazer eventuais ajustes caso os resultados não sejam satisfatórios. No Facebook, a taxa de engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos) deve ser acompanhada de perto para medir o retorno do investimento realizado na rede.