Afinal, em tempos de transformação da Inteligência Artificial no ambiente digital, será que ainda vale a pena investir no marketing de conteúdo e, se sim, o que muda nessa nova era tecnológica?
Evidentemente que ainda é muito valioso investir nessa estratégia e, com certeza absoluta, conteúdos de qualidade sempre terão mais valor e trarão mais resultados para a sua campanha.
Para entender melhor toda evolução que o marketing de conteúdo está passando hoje, as estratégias e ferramentas de criação disponíveis, e consequentemente os respectivos impactos, riscos e oportunidades que elas carregam consigo, nós preparamos este post com dicas e informações importantes. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, ainda funciona investir em Marketing de Conteúdo?
Como já adiantamos a resposta acima, talvez seja mais interessante iniciar este tópico com outra pergunta relevante: afinal, por que tanto se questiona se o marketing de conteúdo ainda funciona?
O fato é que adentramos em uma nova Era tecnológica da Inteligência Artificial e que, indiscutivelmente, trata-se de um caminho sem volta. E entre as infinitas áreas impactadas, destaca-se, claro, o marketing de conteúdo.
A velocidade e a capacidade de aprendizado dessas novas tecnologias usadas para a criação de textos são realmente fascinantes e, como não poderia ser diferente, elas colocam em questão se profissionais, agências e as próprias estratégias de conteúdo continuarão a fazer sentido no futuro.
E por mais que essas tecnologias tenham revolucionado diferentes aspectos e processos digitais, a capacidade criativa, comunicativa e informativa jamais conseguirá ser superior à de um ser humano.
Logo, seguindo essa lógica, o marketing de conteúdo continuará sendo uma estratégia indispensável e fundamental para as empresas no cenário online, porém, com ainda mais recursos, funcionalidades e agilidade.
Quais os benefícios de uma boa campanha de Marketing de Conteúdo?
Considerando os pontos que acabamos de destacar e a importância de continuar investindo em marketing de conteúdo, podemos reforçar algumas das principais vantagens que uma campanha bem definida pode trazer para a sua empresa:
- Aumento do tráfego orgânico: Conteúdos bem otimizados para SEO podem melhorar sua classificação nos motores de busca, aumentando o tráfego para seu site.
- Geração de leads qualificados: Conteúdos que educam e informam atraem visitantes que estão genuinamente interessados em seu produto ou serviço, resultando em leads mais qualificados.
- Fortalecimento da marca: Ao compartilhar conhecimento e insights, você não apenas promove seus produtos, mas também constrói a imagem da sua marca como uma referência confiável no mercado.
- Melhora no relacionamento com o cliente: O conteúdo útil e relevante ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o público, aumentando a probabilidade de recompra e fidelização.
- Maior engajamento: Um conteúdo de qualidade tende a gerar mais compartilhamentos e comentários, aumentando o alcance e a visibilidade da sua marca.
- Educação do consumidor: O marketing de conteúdo permite educar seu público sobre a importância de seus produtos ou serviços, ajudando a superar objeções e dúvidas.
Como entregar conteúdos relevantes?
Atualmente, criar conteúdos relevantes se tornou algo ainda mais desafiador do que era antes. Primeiro, porque o próprio Google já parece ter concedido o tão desejado “primeiro lugar” nas pesquisas de sua plataforma às respostas automáticas de sua Inteligência Artificial.
Segundo, porque outras ferramentas de criação de textos, como o ChatGPT, se tornaram extremamente populares e amplamente utilizadas nas estratégias de marketing de conteúdo hoje.
Porém, nada disso supera a criatividade e outros aspectos fundamentais de um ser humano dentro das estratégias de marketing de conteúdo, bem como:
- Definição estratégica de suas personas;
- Autenticidade e originalidade dos conteúdos;
- Diversificação dos textos conforme as etapas de funil;
- Estruturação SEO e link Building;
- Uso de uma linguagem mais humanizada;
- Interatividade com o leitor;
- Ajustes e melhorias nos textos.
Entregar conteúdos relevantes hoje exige conhecimento e uma abordagem estratégica centrada no público. Logo, novas ferramentas e tecnologias certamente surgirão nos próximos anos e, sem dúvidas, vão moldar ainda mais a forma de criar e consumir esses textos, mas dificilmente serão capazes de substituir ou extinguir por completo as estratégias que conhecemos e usamos hoje no marketing de conteúdo.
Curtiu? Se você deseja se aprofundar ainda mais nesse e em outros temas interessantes do universo do marketing digital, não deixe de acompanhar nosso blog! Até a próxima!
(Imagens: divulgação)