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Marketing de Relacionamento: 5 dicas para a sua empresa dominar de vez este assunto

  • março 13, 2019

Você sabia que adquirir um novo cliente pode custar até 7x mais caro do que manter um antigo?

Diante disso, cuidar do seu maior patrimônio, os seus consumidores, é vital para a prosperidade do negócio.

O marketing de relacionamento é uma das estratégias que visa a fidelização dos clientes.

Por meio de estratégias de prospecção, criação de autoridade e satisfação da carteira de clientes, o marketing de relacionamento faz com que os seus consumidores se tornem grandes propagadores da sua marca.

Nesse post vamos apresentar 5 dicas importantes para que sua empresa domine de vez esse assunto e tenha relacionamentos de sucesso, continue lendo e confira!

O que é marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento, como o próprio nome sugere, são técnicas utilizadas para manter uma relação com o cliente e prospect e, assim, criar a fidelização, o que colabora diretamente na reputação da sua marca junto ao mercado.

Para atingir esses resultados, conhecer os seus clientes é o primeiro passo para o desenvolvimento dessa estratégia de relacionamento.

Por isso, é fundamental a utilização de alguma ferramenta onde possam estar registradas as interações, desejos, problemas e oportunidades com cada um dos seus clientes.

Ferramenta de apoio para o marketing de relacionamento

A melhor ferramenta para registrar todas as interações com seus prospects e clientes é o CRM, que do inglês significa Customer Relationship Management.

Ela permite que, a partir do registro e análise das informações, as ações com cada cliente sejam mais assertivas.

Isso porque todos os eventos e ações ocorridos com cada um dos seus cliente são registrados, criando um histórico de relacionamento.

Existem diversos CRMs que podem ser utilizados para esse fim.

Uma dica é utilizar o RD Station CRM que possui, inclusive, um plano gratuito.

Agora que você já sabe como fazer o gerenciamento do marketing de relacionamento, veja 5 dicas fundamentais para ter excelentes resultados:

1 – Customer Success

Talvez você nunca tenha ouvido essa expressão, mas, com certeza, conhece ela de perto.

O CS, do inglês, Customer Success, é uma área que trabalha efetivamente para o sucesso dos clientes da empresa.

É uma versão de atendimento realmente preocupada em solucionar os problemas dos seus consumidores.

O primeiro passo para ter um marketing de relacionamento efetivo é esse: ter certeza que em todas as interações o seu cliente tem o problema resolvido e é escutado.

De nada adianta seguir todas as outras dicas, se o atendimento ao cliente for falho e não apresentar soluções e resolver dúvidas e questionamentos.

2 – Cuide do pós-venda

Tão importante quanto atender bem o seu cliente, é saber se ele está satisfeito.

Crie ações de pós-venda que façam o seu consumidor se sentir assistido.

Uma boa pedida é entrar em contato depois de um tempo de venda para verificar se o produto ou solução está ajudando na empresa, se tem alguma dúvida e se pode ajudar com algo.

Atitudes pró-ativas demonstram para o cliente o quanto sua empresa se preocupa com ele.

Esteja aberto para ouvir reclamações e as resolva, se for o caso.

Alinhe com todo o time de atendimento as necessidades do cliente e, em casos de problemas, entre em contato novamente após determinado período para avaliar se a situação melhorou.

3 – Presença nas redes sociais

A presença nas redes sociais, informando e trazendo novidades do seu segmento, também é muito importante.

Algumas ações que contribuem com o marketing de relacionamento são:

  • Postagens que façam com que o cliente se identifique e interaja com sua página;
  • Resposta rápida e eficiente para todas as interações;
  • Campanhas interativas como enquetes;
  • Uso de conteúdo audiovisual que seja interessante para o seu público-alvo.

Numa perspectiva de marketing B2B, as mídias sociais também são canais com muito potencial, se trabalhadas estrategicamente.

Vale destacar o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta que completa de relacionamento e captação de prospects.

Saiba tudo sobre o LinkedIn Sales Navigator nesse post.

4 – Lembrança de aniversário e datas importantes

O marketing de relacionamento é verdadeiramente uma demonstração de proximidade, amizade e respeito entre a empresa e seus clientes.

Então, mensagens pessoais e personalizadas são muito bem recebidas.

Vale apostar em lembranças de aniversários e datas importantes.

Essas datas ainda se tornam grandes oportunidades de aumentar o faturamento, oferecendo algum cupom de desconto ou determinada vantagem na aquisição de algum produto ou solução.

5 – Programa de fidelidade

Nossa última dica para manter um bom marketing de relacionamento é presentear e criar vantagens e prêmios para os clientes que sempre estão por perto e são fiéis ao seu negócio.

Vale a pena criar um programa de fidelização que seja de fácil entendimento e alcançável.

Uma dica é pensar na gamificação como estratégia, oferecendo vantagens e prêmios aos que atingirem determinada pontuação, por exemplo.

De fato, o marketing de relacionamento bem construído e trabalhado alavanca vendas, atrai novos clientes e cria excelentes oportunidades para o seu negócio.

Não deixe de avaliar e implementar em sua empresa uma política de relacionamento com seus clientes, uma vez que os resultados aparecem rapidamente.

Se você gostou desse post, leia também aumentando as vendas com o marketing digital.

(Imagens: divulgação)

Marketing de Relacionamento: 5 dicas para a sua empresa dominar de vez este assunto

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