Desenvolver uma estratégia de marketing digital é fundamental nos dias de hoje, especialmente em função dos momentos de crise que convivemos com a pandemia do Coronavírus.
As empresas que não atentarem para a necessidade de implantar em suas estratégias as possibilidades de comercialização de seus produtos e serviços através da internet, certamente terão sérias dificuldades para sobreviver.
Essa área exige cuidados específicos que, se não estiverem bem definidos, podem comprometer os resultados a serem alcançados.
O conceito de marketing digital consiste no desenvolvimento de atividades que uma organização deve adotar para:
- atrair novos negócios,
- criar relacionamentos,
- desenvolver a identidade de sua marca.
Neste post apresentamos o que deve ser considerado na hora de criar uma estratégia online para a sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que devo considerar para criar uma estratégia de marketing digital?
Uma estratégia de marketing digital deve ser desenvolvida considerando aspectos importantes do seu negócio e do seu público-alvo.
Para isso, sua empresa precisa desenvolver um estudo aprimorado que apresente os objetivos e ferramentas que serão utilizadas para se alcançar os resultados, no qual é preciso avaliar:
Objetivos da empresa
Qual a situação do seu empreendimento atualmente e quais os objetivos devem ser alcançados em um primeiro momento?
Considere responder às seguintes perguntas para poder definir as melhores estratégias de marketing digital a serem utilizadas imediatamente:
- É necessária a captação de novos clientes?
- Sua empresa é vista como uma autoridade no segmento em que atua?
- Existem planos de expansão dos negócios para novos segmentos ou localidades?
A partir dessas informações, pode-se elaborar um plano de marketing que venha a atender aos objetivos apresentados.
Melhores estratégias de marketing
A partir da definição dos objetivos da companhia e de onde pretende-se chegar, deve-se definir as melhores estratégias de marketing a serem adotadas, tais como:
Inbound marketing
O inbound marketing é aquela estratégia que visa atrair público para os seus canais de comunicação.
Através de conteúdos interessantes, muitas pessoas passam a buscar detalhes, fazendo contato e solicitando informações.
Esse público é chamado de lead, que se bem trabalhado, pode vir a tornar-se cliente do seu negócio. Para que isso aconteça, é preciso:
- apresentar soluções para determinados problemas,
- oferecer dicas inteligentes para o segmento,
- mostrar quais são as tendências do mercado,
- publicar informações relevantes que interessam aos leads.
No entanto, esses conteúdos precisam estar adequadamente configurados nas suas páginas, para que as ferramentas de busca os localizem e os apresentem aos seus potenciais clientes. Isso se chama SEO, e é indispensável para se obter sucesso no marketing digital.
Redes sociais
As redes sociais precisam fazer parte da estratégia de marketing digital da sua empresa, uma vez que seus possíveis clientes estão por lá, fazendo pesquisas, conhecendo oportunidades e buscando novidades.
As redes podem funcionar como canais de captação de leads para o seu site ou blog, nos quais são apresentados excelentes conteúdos para atraí-los como futuros compradores.
E-mail marketing
Outra estratégia que pode colaborar muito com seu negócio, especialmente se o objetivo é o de abrir novos mercados e conquistar clientes, está no desenvolvimento do e-mail marketing.
Trata-se de uma excelente forma de chegar aos clientes corporativos que adotam o e-mail como um meio de comunicação, pois, além de registrar os fatos, formaliza entendimentos e tudo aquilo que foi combinado entre as partes.
Esse é um excelente canal de comunicação para se adotar no relacionamento do B2B.
Mídia paga
A mídia paga envolve os investimentos financeiros que seu empreendimento fará para apresentar sua marca, produtos ou serviços ao público desejado por meio da escolha de palavras-chave que deseja-se posicionar nos mecanismos de busca.
Fazer sua divulgação na internet usando a mídia paga, quando bem realizado, acelera os processos de captação de leads e o aumento do faturamento.
Canais digitais utilizados pelo público-alvo
Para se alcançar resultados no marketing digital, é necessário saber quais são os canais digitais utilizados pelo seu público-alvo.
Onde estão seus possíveis clientes e quais páginas, redes sociais, portais, grupos e blogs costumam visitar?
Para alcançá-los, deve-se encontrá-los e criar relacionamentos, o que exigirá dedicação e trabalho, no entanto, os resultados são proporcionais aos esforços empregados.
Frequência x Relevância
Em uma boa estratégia de marketing digital, dois pontos são fundamentais para a conquista dos resultados:
- frequência,
- relevância.
A frequência exige que sua empresa persista e trabalhe exaustivamente no desenvolvimento das ações, pois apenas o tempo possibilitará o alcance do nível de autoridade em determinado segmento.
Isso significa que não será em 6 meses que o seu empreendimento alcançará a fama e será considerado como um excelente canal de conteúdos, o que consequentemente acaba se transformando em vendas.
É preciso desenvolver a estratégia com calma, disciplina e atento às mudanças de tendências, moda, conceitos, costumes e novidades que aparecem constantemente no mercado.
Outro fato fundamental é relevância em tudo o que se desenvolve e publica, ou seja, não basta estar presente, é preciso chamar atenção, e isso só se conquista com trabalhos de alta qualidade e que cativem o seu público.
Esses dois fatores precisam estar aliados e caminhar em conjunto para atingir os objetivos.
Se você gostou de conhecer o marketing digital e as estratégias que precisam ser estudadas e adotadas em sua empresa, compartilhe esse post com seus amigos e possibilite que outros empreendedores e executivos pensem a esse respeito!
(Imagem: divulgação)