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Funil de vendas em Y: potencialize suas conversões através do inbound e outbound – Web Bizz
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Funil de vendas em Y: potencialize suas conversões através do inbound e outbound

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O funil de vendas em Y é muito utilizado no mercado B2B para otimizar os processos e alcançar mais resultados.

Essa estratégia consegue melhorar todas as etapas do funil, principalmente a atração que tende a ser um grande desafio para as empresas.

Segundo o B2B Technology Marketing Community, empresa especializada nesse segmento, 61% dos profissionais de marketing afirmam que a geração de leads qualificados é o maior desafio que precisam enfrentar atualmente.

Dessa forma, o funil de vendas em Y torna-se uma ótima maneira de enfrentar esse problema. Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre essa estratégia.

O que é funil de vendas em Y?

Para entender o que é o funil de vendas em Y, deve-se compreender dois termos que estão diretamente ligados com ele: o outbound e o inbound.

O outbound é uma estratégia visa efetuar vendas por meio de um planejamento, estruturação e prospecção ativa.

Os exemplos mais comuns de outbound tradicional são:

  • panfletos,
  • telefonemas,
  • propagandas na TV e rádio,
  • pop-ups,
  • alguns tipos de anúncio online.

Porém um dos recursos mais explorados atualmente do outbound é a prospecção e nutrição automatizada de leads através de plataformas especializadas, otimizando o tempo e investimento da área comercial de uma empresa.

Já o inbound marketing é uma estratégia que busca fazer o cliente ir até a empresa, através do interesse por informações relevantes e que são compartilhadas.

Isso é feito por meio de conteúdos estratégicos que façam com que o possível cliente conheça sua marca, seja por meio de blogs, palestras, webinars, redes sociais e vídeos, por exemplo.

Nesses casos, a marca trabalha de forma mais generalizada a sua área de atuação e não faz tanto apelo comercial, assim, o consumidor começa a conhecê-la.

Muitas empresas pensam que precisam escolher um desses tipos de marketing para trabalhar, mas o funil de vendas em Y mostra que não.

Essa estratégia usa a sinergia do inbound e outbound para fazer a captação e a qualificação do lead, o levando a fazer uma conversão, ou seja, gerar oportunidades de negócios e possivelmente novas vendas.

(Funil de Vendas em Y – Web Bizz)

Quais são as vantagens de aliar o inbound e o outbound?

O grande benefício de aliar o inbound e o outbound no funil de vendas em Y é o aumento de oportunidades de vendas, especialmente devido à grande entrada de leads na parte de qualificação.

Ao escolher apenas uma dessas estratégias, sua empresa acaba limitando as suas oportunidades.

Não há razão para não ter um time de prospecção offline, por exemplo, e outro focado na conversão dos leads gerados pela produção de conteúdo.

E o mesmo pode ser feito para as fases de qualificação, afinal, existem leads que preferem receber telefonemas para completar sua jornada e outros que optam por fazer o processo por e-mail e há ainda aqueles que gostam de misturar os dois.

Além do aumento nas oportunidades, o funil de vendas em Y ainda oferece outras vantagens para o negócio, como:

  • facilita a relação entre o setor de vendas e marketing,
  • permite a criação de estratégias mais completas, baseadas na preferência do cliente,
  • possibilita a automação de parte da qualificação,
  • gera melhor aproveitamento da base.

Como aplicar o funil de vendas em Y?

O primeiro passo para aplicar o funil de vendas em Y é fazer a organização dos leads já existentes, preferencialmente em um CRM, e possibilitar que os novos contatos captados também vão para essa plataforma.

O CRM, além de centralizar os dados, ainda permite o detalhamento da etapa atual do funil de cada lead e a segmentação de forma facilitada.

Após esse processo, é hora de estruturar quais serão as práticas utilizadas dentro de cada estratégia de marketing.

Automatizar processos é sempre a melhor solução em qualquer cenário, não é mesmo?

No outbound isso não é diferente!

Considere contratar uma plataforma de prospecção automatizada e uma empresa especializada em otimização de processos de vendas, isso certamente irá diminuir a carga da sua equipe comercial em prospectar leads muitas vezes fora do escopo desejado, e passarão e ter mais tempo para foco em conversão de vendas negociando com leads qualificados que a automação irá gerar.

Agora que você já entendeu como extrair o potencial da inbound e outbound marketing, confira neste vídeo um dos nossos cases de sucesso de uma empresa que se beneficia do funil de vendas em Y e tem obtido excelentes resultados.

 

Se você se interessou sobre o funil de vendas em Y e gostaria de aplicá-lo na sua empresa, fale com um especialista Web Bizz e faça parte também do nosso portfolio de clientes de sucesso!

(Imagens: divulgação)

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