Investir em marketing digital é uma necessidade para as empresas que desejam alcançar melhores resultados. Com a disseminação da internet, estratégias e ferramentas de marketing têm colaborado para que isso aconteça.
Além de mais barato que o marketing tradicional, o digital tem como grande diferencial a possibilidade de redução de custos. Disponibiliza ainda dados para a mensuração que, após analisados, colaboram para direcionar as campanhas para um caminho mais assertivo.
Quer saber mais sobre as ações de marketing digital que oferecem bons resultados e baixo investimento? Fique com a gente!
Marketing de Conteúdo
Muitas pessoas, inclusive aquelas que trabalham diretamente com marketing digital, acreditam que marketing de conteúdo e inbound marketing são a mesma coisa. Mas não é bem assim.
A verdade é que ambos trabalham juntos. Resumidamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia de relacionamento com o cliente. O objetivo é a fidelização por meio de conteúdos que buscam nutrir, educar e informar os consumidores, mesmo que eles ainda não estejam prontos para efetivar uma compra.
O marketing de conteúdo é uma estratégia extremamente eficiente, que, a longo prazo, reduz custos e aumenta as oportunidades. Isso porque o propósito não se resume em apenas realizar uma venda, mas em fazer com que leads e clientes tenham a marca como referência em seu segmento de atuação.
Os custos dessa técnica se concentram na produção de conteúdo, como e-books, postagens em blogs, webinars, e-mail marketing e seu compartilhamento. Ou seja, com um baixo investimento é possível criar relacionamento com os seus clientes, envolvimento com a marca e diminuição dos custos de comercialização.
Inbound Marketing
O inbound marketing, por sua vez, é conhecido como uma estratégia de conversão e vendas. Dizemos que o marketing de conteúdo é a principal estratégia do inbound marketing.
Os clientes estão cada vez mais bem informados e exigentes — é preciso conquistá-los com os seus produtos e serviços. Dessa forma, informar e estabelecer conexões com as pessoas se tornou um caminho de destaque.
O melhor de tudo é que fazer isso acontecer não exige altos investimentos. Além do marketing digital ser mais barato que o tradicional, ele traz muitas vantagens para o anunciante. Entre os benefícios do inbound marketing estão:
- redução do CAC (custo de aquisição de clientes);
- aumento do ROI (retorno sobre o investimento);
- redução do custo de retenção de clientes, uma vez que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo;
- aumento da produtividade de sua equipe de vendas, que passa a receber um lead mais qualificado.
Com o inbound marketing é possível acompanhar o público durante todo o processo de venda. Isso possibilita agir de forma mais assertiva e garante que as metas sejam alcançadas.
Relacionamento via Redes Sociais
Uma forma barata e eficiente de compartilhar os conteúdos que foram produzidos e estreitar ainda mais os laços com leads e clientes é a utilização das redes sociais na estratégia de marketing digital.
Por meio delas, além dos posts orgânicos, ou seja, gratuitos, é possível promover postagens patrocinadas, além de ter acesso ao monitoramento e controle dos investimentos realizados até então.
As redes sociais também darão informações como idade, localização geográfica, gênero, interesses, momento da vida e sobre o comportamento do público-alvo.
Todas essas referências poderão ser utilizadas para gerar conteúdos cada vez mais atraentes e direcionados ao consumidor. Isso reduzirá os custos e aumentará as oportunidades de fechar um negócio!
O marketing digital é altamente eficiente quando bem utilizado. E isso não significa altos investimentos.
É possível perceber que a estratégia de marketing digital é formada por diferentes partes que trabalham em conjunto para formar o todo e fazer com que os resultados sejam alcançados. Por isso, fique atento em como as ferramentas e estratégias colaboram para a redução dos custos e aumento das oportunidades.
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(Imagens: divulgação)