O marketing para a indústria pode soar como uma área completamente distinta à primeira vista, mas quando analisado sob uma ótica analítica e levando em consideração os preceitos do inbound e do marketing digital, é possível perceber que ele não é assim tão diferente do que é feito normalmente em outros negócios, menos complexos e mais direcionados ao consumidor final.
O marketing para a indústria possui suas particularidades, que a primeira vista podem parecer complexas, mas que se encaixam em estratégias de marketing B2B voltadas especificamente para gestores de setores chave da indústria, gerentes de qualidade, CEOs, e, em muitos casos, para o próprio dono da fábrica.
O que nós queremos dizer é que, mesmo encarado como um desafio por muitos profissionais da área, o marketing para a indústria em essência não é tão diferente assim da aplicação do marketing inbound para outros negócios, havendo mudanças não na metodologia, mas em aspectos específicos da sua execução.
No que o marketing para a indústria é diferente?
Há, é claro, uma diferença nos conteúdos feitos para o marketing industrial. Eles costumam ser mais complexos por se tratarem de assuntos exatos, e também por lidarem com máquinas e equipamentos muitas vezes fora da realidade dos profissionais da publicidade.
Esse é um desafio, é verdade, mas com a grande expansão do marketing de conteúdo para qualquer tipo de negócio, algo completamente natural, cada vez mais segmentos complexos irão se inserir na realidade de redatores, analistas e estrategistas de marketing.
Além da própria complexidade do marketing para a indústria devido às soluções que ele procura promover – podemos citar a automação industrial, tecnologias de T.I., etc. – também há a necessidade de uma abordagem focada na realidade da persona escolhida.
O marketing para a indústria deve ser exato, as informações devem ser precisas, o tom de voz sério e se importando primariamente com os dados e no que os recursos apresentados irão somar à realidade do chão de fábrica.
Identificando o real interesse do setor industrial
O que o marketing para a indústria deve realizar é uma busca constante para entregar conteúdos relevantes e de acordo com a realidade dos gestores do negócio. Essa recomendação pode soar um pouco genérica, já que esse é o interesse do inbound em geral, mas na indústria a preferência é por conteúdos que possuem valor palpável, sem abstrações.
Em poucas palavras, o marketing para a indústria, especialmente os seus conteúdos, se importam principalmente com os resultados que podem ser extraídos deles.
Um exemplo: falar sobre a automação industrial é melhor quando se aponta onde especificamente a persona irá conseguir aplicá-la para obter os melhores resultados possíveis.
Nesse ponto, o maior desafio do marketing para a indústria, na verdade, não é tanto um desafio, e sim um pré requisito de profissionais envolvidos com o marketing em geral, tanto B2C quanto B2B: a pesquisa deve ser extensa, as personas devem ser coesas e as estratégias devem ser refinadas com esmero.
O desafio do marketing para a indústria: não é o método, é a execução
A metodologia usada no marketing para a indústria, vale reafirmar, não é diferente da usada na maioria dos negócios que optam pelo marketing digital hoje em dia. Na verdade, a grande diferença e a causa da maior complexidade está na execução.
A elaboração de pautas demanda mais tempo e pesquisa, mas isso pode ser facilmente mitigado com uma inserção constante no universo da indústria. O processo não pode ser pontual, como acontece em outros segmentos mais populares e de ampla circulação – moda, entretenimento, culinária, etc. – mas sim abrangente, constante, sempre buscando novas informações.
A pesquisa, quando pontual, entrega seus resultados, mas em uma linguagem que muitas vezes só quem está inserido na realidade industrial compreende. Quando há profissionais especializados em estratégias de marketing de conteúdo para indústriais, eles conseguem entender sua linguagem, o que os gestores procuram, como se dá a troca de informações no meio, a mensagem a ser transmitida, etc.
O que isso traz? Não só a entrega de estratégias de marketing, mas sim um trabalho feito sob medida para reverberar com os leitores da realidade industrial. Esse, de fato, é o resultado que o marketing para a indústria entrega, e é aí onde reside tanto sua complexidade quanto a sua sua simplicidade.
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(Imagens: divulgação)