Quando você procura algo no Google, já percebeu que, muitas vezes, dispensa os primeiros resultados de anúncios patrocinados e pula direto para os artigos e páginas mais abaixo, que são mais detalhadas e direcionadas ao que você busca? Pois bem, esses conteúdos se posicionam ali graças ao tráfego orgânico.
De acordo com pesquisas, 73% dos usuários que utilizam sites de buscas preferem buscar informações em links orgânico aos anúncios pagos e, sem dúvidas, isso inclui muitos de seus clientes e leads também.
Por isso, hoje, vamos abordar com mais detalhes o que é tráfego orgânico, qual a sua importância no marketing digital e como sua empresa pode trabalhar melhor essa estratégia na prática.
Boa leitura!
Afinal, o que é tráfego orgânico?
Em uma definição geral dentro do marketing digital, o termo “tráfego” se refere ao volume de acessos que um canal online recebe, seja por meio de anúncios pagos, seja por meio de visitas espontâneas.
Logo, o tráfego orgânico se relaciona a este último caso, quando os acessos são oriundos de ações, estratégias ou conteúdos publicados em algum de seus canais, sem o investimento direto de patrocínio.
Em outras palavras, o tráfego orgânico é a conquista de novos acessos em suas páginas sem custos direto, basicamente por meio de estratégias de inbound marketing.
Qual a importância disso para o seu negócio?
Como bem destacamos, apesar de anúncios pagos terem importante relevância em suas estratégias de marketing digital, na prática eles geram resultados diferentes do tráfego orgânico.
Ou seja, links patrocinados geram tráfegos enquanto há investimentos diretos por trás e isso não necessariamente significa resultados mais satisfatórios.
Já o tráfego orgânico, quando estrategicamente planejado e bem trabalhado, tende a gerar resultados muito mais prolongados e sólidos para o negócio.
E como conquistar tráfego orgânico?
Estratégia, qualidade e técnicas específicas podem ser consideradas os principais pilares do tráfego orgânico de uma campanha de inbound marketing.
Afinal, esses resultados dependem de diferentes fatores estratégicos, da relevância do conteúdo e da otimização correta daquele material publicado.
Logo, gerar tráfego orgânico com resultados reais está longe de ser associado à quantidade, tamanho ou repetições de palavras-chaves utilizadas e muito mais relacionado à qualidade, relevância e conhecimento estratégico de quem os publica.
E isso, na prática, pode ser otimizado por meio de agências especializadas em inbound marketing e de ações diversas em suas campanhas, tais como a criação constante de conteúdos interessantes, na definição correta de suas personas e na estruturação adequada de SEO em seus textos.
Portanto, se você quer realmente conquistar tráfego orgânico e gerar resultados de verdade para seus canais, o primeiro passo é dar mais valor à qualificação de suas publicações do que a quantificação delas e, indiscutivelmente, contar com uma agência especializada capaz de definir campanhas adequadas ao seu negócio.
Curtiu? Quer saber mais e, de fato, começar a gerar mais tráfego orgânico de qualidade para a sua empresa? Então, aproveite o momento e converse com um dos especialistas em Inbound Marketing da Web Bizz e conte com uma agência completa para a sua campanha.
(Imagem: divulgação)