Falar sobre marketing nos dias de hoje sem mencionar o marketing digital é quase impossível, afinal, os últimos anos foram divisores de águas em relação ao perfil da população. O jeito como as pessoas se comunicam passou por grandes mudanças, a velocidade com que a informação circula aumentou, e tudo isso se reflete no modo como seus clientes se comportam quando o assunto é fazer compras. Percebendo isso, a indústria farmacêutica se adaptou à necessidade de inserir-se no ambiente digital e hoje conta com boas perspectivas para seus negócios.
A sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução no conceito de marketing, certo? Então confira as dicas que temos para o seu negócio entrar definitivamente no mundo da Web.
Publique conteúdos relevantes
Os primeiros passos para que uma empresa entre no mercado digital com pé direito é criar um site com design responsivo – uma página que se adaptará a todas as dimensões de tela e suas variedades de modelos, incluindo computadores, tablets e celulares. Em seguida, é preciso definir as metas do seu negócio e o tipo de conteúdo que deverá chegar ao cliente.
Que tipo de conteúdo pode ser utilizado? As opções são vastas: vão desde publicações em blogs e/ou redes sociais até e-books, infográficos, vídeos, e-mail marketing, entre muitos outros.
Para determinar qual o formato de conteúdo mais atraente ao seu público, é necessário conhecê-lo muito bem. Identifique em quais redes ele se encontra e como ele chegaria até o site da empresa – entenda como fazer isso de forma efetiva através do buyer persona.
Esteja presente nas redes sociais
Após identificar o tipo ideal de conteúdo e as expectativas de seu cliente, é hora de contar com algumas das maiores companheiras para o seu negócio: as mídias sociais. É preciso, porém, tomar certos cuidados antes de lidar com o público através das redes. Como sua marca estará exposta na internet, evitar erros comuns pode definir a sua experiência.
Para interagir com o público contemporâneo, as empresas atuantes do ramo farmacêutico devem compreender que seu cliente tem grandes expectativas em relação ao conteúdo que acessará devido ao interesse crescente em assuntos sobre saúde e bem-estar. Portanto, é fundamental que a empresa esteja preparada para atender os usuários e esclarecer dúvidas, colocando à disposição materiais informativos e interativos.
Uma dica para engajar médicos e pacientes é integrar a comunicação com seu público no Facebook e Youtube, desenvolvendo e postando vídeos informativos contendo depoimentos e entrevistas, nas quais um médico esclarece dúvidas de seus seguidores, por exemplo.
Invista em SEO para geração de tráfego
O aspecto mais importante para quem quer atrair novos clientes pela internet é o investimento na otimização de seu site, sobretudo no caso de blogs, pela aplicação de técnicas específicas capazes de fazer a página aparecer entre os primeiros resultados do Google.
A sigla SEO, do inglês, significa Search Engine Optimization e suas práticas estão estritamente ligadas ao algoritmo dos mecanismos de pesquisa, incluindo aspectos como a utilização de palavras-chave, title tag e link building. Embora eles possam parecer muito técnicos e complexos, farão toda a diferença para a consolidação de sua página no rankeamento.
Marketing de conteúdo como estratégia de sucesso
Este tem sido o principal aliado da indústria farmacêutica recentemente, pois através do marketing de conteúdo tem sido possível fazer com que informações úteis cheguem aos profissionais da saúde, estreitando o relacionamento e fazendo o negócio tornar-se uma referência em informação. Quando se conquista uma relação tão próxima do público, o crescimento nas vendas é iminente. Portanto, dedique-se na qualidade do conteúdo que será disponibilizado.
Bônus!
Potencializando as vendas do e-commerce
Com os potenciais clientes centralizados em um mesmo canal, sua empresa terá a oportunidade de gerar maior influência sobre o público e proporcionar melhores experiências — neste caso, a compra on-line. O desafio ficará por conta de fazer os consumidores preferirem comprar on-line quando os preços são vantajosos em ambas as modalidades — e-commerce e loja física. Neste caso, o único fator determinante para o cliente optar será somente sua comodidade e conveniência.
E então, sente-se disposto(a) a arregaçar as mangas e começar a planejar suas primeiras ações? Compartilhe suas ideias em nossa caixa de comentários!