Muitas empresas investem no marketing B2B e desenvolvem boas estratégias para a busca de clientes no mercado.
No entanto, os resultados às vezes demoram a chegar, em função da complexidade existente no fechamento de acordos e negócios, situação comum no mercado corporativo.
Reduzir o ciclo de vendas é uma excelente opção sendo passível de ser realizado desde que algumas ações pontuais sejam tomadas e aplicadas na jornada de compras do potencial cliente.
Nesse post vamos apresentar 4 dicas para diminuir o ciclo de vendas B2B. Continue lendo e saiba como isso é possível!
Como diminuir o ciclo de vendas B2B?
Para diminuir o ciclo de vendas B2B, precisamos relembrar as 4 fases do funil:
- aprendizado e descoberta,
- reconhecimento do problema,
- consideração da solução,
- decisão de compra.
O tempo de cada fase do funil de vendas pode ser diminuído a partir de 4 ações, que apresentamos na sequência:
Busque captar leads qualificados
Investir na qualificação de leads é o primeiro passo a ser observado.
A captação de leads precisa ganhar em qualidade, ou seja, é necessário que se conheça bem aqueles que buscam informações e demonstram interesse nos produtos e serviços fornecidos pela empresa.
Para que não se perca tempo e recursos com pessoas que dificilmente se tornarão clientes, é importante que os leads sejam bem avaliados e trabalhados nas 3 primeiras fases do funil de vendas.
A partir daí, se devidamente qualificados devem ser encaminhados à equipe comercial para uma abordagem mais consistente.
Invista na nutrição de leads em diferentes etapas do funil
Muitas empresas investem e produzem excelentes conteúdos voltados a determinada fase do funil e esquecem que os leads precisam desenvolver toda a jornada de compra para que os negócios se efetivem.
É muito comum verificar-se conteúdos que são agressivos no fechamento, no entanto, o lead ainda não está pronto para essa etapa, pois ainda não reconhece que necessita da solução ofertada.
Desenvolva conteúdos e materiais que faça a nutrição de leads nas diversas etapas do funil e a jornada ganhará velocidade.
Monitore o ciclo de vendas
É de fundamental importância que a equipe comercial consiga monitorar o ciclo de vendas de cada lead, ou seja, a implantação de um CRM possibilita que uma conta seja acompanhada a cada ação que realizar.
Isso evita que os vendedores percam o tempo da venda, quando o lead está pronto para concluir o negócio, mas a área comercial não o conduz ao fechamento do pedido. Um software de monitoramento de ciclo de vendas resolve essa situação.
Conte com um parceiro em marketing de conteúdo
Conte com um parceiro especialista em marketing de conteúdo, que pode ajudar seu negócio na produção de materiais de qualidade para as diversas fases do funil.
Fazer tudo sozinho é difícil, principalmente porque a visão da empresa deve estar voltada às fases de fechamento de negócio e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos.
Um bom parceiro irá facilitar todo o processo e o ajudará a diminuir o ciclo de vendas B2B, a partir de um estudo aprimorado da situação atual e na especificação de ações e materiais condizentes com cada etapa da jornada de compra do seu lead.
A Web Bizz é uma agência de marketing digital especializada no desenvolvimento de conteúdos, colaborando com empresas que diminuíram o ciclo de vendas B2B a partir de ações personalizadas. Acesse nosso site e conheça nossas soluções.
(Imagens: divulgação)
4 dicas para diminuir o ciclo de vendas B2B!