Estabelecer uma campanha de marketing nas redes sociais é essencial para qualquer empresa que tenha o desejo de crescer e ganhar mais espaço no mercado.
Porém, nem toda empresa investe para fechar com uma agência de Marketing Digital respeitada ou contrata colaboradores especializados em redes sociais e suas características. Isso acaba resultando em uma série de erros bobos que podem custar muito caro no final.
Nós listamos os 5 erros mais comuns cometidos por empresas nas redes sociais. Continue lendo para saber quais são e evitar cometê-los no futuro!
1 – Não ter uma estratégia de marketing nas redes sociais
Um dos principais erros relacionados ao marketing nas redes sociais é não ter uma estratégia bem estruturada para se posicionar nas mídias sociais.
Sem uma estratégia bem definida, que envolve trabalhar com a atração e conversão de seguidores, além de manutenção de interações, dificilmente sua presença nas redes será significativa de alguma forma.
Além disso, a ausência de uma estratégia de marketing profissional nas redes sociais faz com que seja mais fácil cometer os outros erros listados no artigo.
2 – Reagir de forma negativa aos comentários e interações
Essa situação já é tão clichê que surpreende saber quantas empresas ainda comentem esse tipo de erro. Você já deve ter visto algo do tipo: um consumidor ou seguidor faz um comentário negativo ou uma reclamação para a empresa e ela responde com grosserias ou ironias.
Erros desse tipo devem ser evitados por meio de duas estratégias simples: a primeira é uma postura de prevenção para evitar que comentários negativos sejam respondidos de maneira passional e que possa reverter em publicidade negativa para a empresa.
A segunda estratégia parece óbvia: efetivamente ler o comentário, entender a crítica ou reclamação do cliente e trabalhar para solucionar esse problema. Poucas ações de marketing são tão efetivas como transformar um comentário negativo em um positivo nas redes sociais.
3 – Não utilizar as redes sociais para converter contatos
Uma estratégia de marketing nas redes sociais precisa focar na conversão de contatos em clientes para ser efetiva. É claro que existem outros objetivos nas redes sociais, como um trabalho de branding, por exemplo, mas ignorar a conversão em clientes é um erro clássico.
As redes sociais se destacam por serem ferramentas poderosas para converter contatos e aumentar o faturamento da empresa. Existem companhias que ganham mais de R$ 100 milhões anuais com um trabalho bem feito nas redes.
Portanto, não ignore o poder das redes sociais de gerar mais negócios para a sua empresa e comece a converter desde já!
4 – Ter uma linguagem diferente e dissonante nas redes
Um dos grandes erros de marketing cometidos ainda hoje por muitas empresas é manter um tipo de linguagem na internet que é diferente da praticada no dia a dia pela própria companhia.
Isso ocorre em empresas que atuam em mercados extremamente sérios e sóbrios adotando estratégias de comunicação informais nas redes. Essa dissonância de linguagem causa estranheza no público, que não se sente atraído para participar das ações da empresa.
Por mais que as redes sociais sejam um ambiente majoritariamente leve e informal, as empresas não precisam necessariamente adotar esse tipo de postura ao se comunicar com seus seguidores.
5 – Não monitorar as métricas de desempenho da estratégia
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a sua capacidade de transformar em números praticamente todas as ações e interações com os seguidores de uma empresa. Assim, é possível monitorar o desempenho de todas as ações realizadas e entender o que funciona bem, o que não funciona tão bem e como atingir seus objetivos.
Um dos grandes erros no marketing nas redes sociais, portanto, é ignorar esse poder e não fazer o controle sistemático do desempenho da sua estratégia nas redes sociais. Ignorar essa ferramenta é abrir mão de otimizar sua campanha e obter resultados cada vez melhores.
De todos esses comuns erros de marketing nas redes sociais, você e sua empresa já cometeram algum deles? Ou será que cometeram outros erros que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários abaixo!