Mercado altamente competitivo e o novo comportamento do consumidor exigem das marcas estratégias para fidelizar clientes já conquistados e levá-los a realizar novas compras.
Para Philip Kotler, o pai e guru do marketing, a melhor propaganda de uma marca é um consumidor satisfeito.
E no atual cenário global e competitivo, satisfazê-lo vai muito além de apenas priorizar a qualidade do produto e bom preço.
Assim como o consumidor final, o corporativo também deseja experimentar bons momentos com a marca antes, durante e após o processo de compra.
Conheça algumas estratégias para sua empresa fidelizar seus atuais clientes e atrair novos lendo nosso post.
Como fidelizar clientes?
De acordo com as experiências de grandes vendedores apontadas no livro Challenger Sales, de Matthew Dixon e Brent Adamson, 53% da fidelização do consumidor B2B é conquistada na forma como se vende, e não no que se vende.
Isso vai ao encontro do ensinamento de Kotler, que diz que quando se encanta o cliente, uma relação de lealdade com a marca é criada.
Dessa forma, pode-se dizer que fidelizar clientes consiste na arte de conquistá-los e mantê-los.
Como sua empresa pode fazer isso?
Conheça o seu cliente
O consumidor B2B costuma ser mais informado e exigente que o B2C.
Costuma ter uma jornada de compra mais longa e exige mais profissionalismo, da mesma forma que prioriza eficiência e praticidade em todo o processo.
No entanto, geralmente uma empresa tem mais de uma persona, por isso é preciso conhecer essa variação de perfis para encantar e fidelizar clientes.
Para conhecê-lo, procure identificar:
- tamanho da empresa,
- seus atuais fornecedores,
- seus atuais clientes,
- suas necessidades,
- e expectativas.
Outro ponto é que no ambiente corporativo muitas vezes o processo de compra não fica somente a cargo de um colaborador, envolve toda uma equipe e isso precisa ser considerado.
Foque no atendimento personalizado
Foque em um atendimento personalizado e evite usar formas automáticas e padronizadas de atendimento.
O cliente gosta de ser olhado como pessoa, e não como apenas mais um número de uma lista.
Promova o encantamento nele oferecendo um tratamento humanizado.
Ofereça uma boa experiência
Um dos desafios das vendas B2B é apresentar um diferencial para promover bons momentos com a marca.
Trabalhe em estratégias para oferecer boas, novas e exclusivas experiências aos seus atuais consumidores.
Os chamados programas de fidelidade são excelentes ferramentas para promovê-las.
A empresa pode oferecer:
- cupons com descontos exclusivos,
- maior prazo para pagamento,
- planos ou pacotes exclusivos para a empresa,
- vantagens em lançamentos de produtos,
- cupons, prioridades em lançamentos,
- descontos especiais em novas compras.
Conte com um pós-venda
Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review afirma que a falta de suporte no pós-venda é fator determinante para uma empresa perder ou fidelizar o cliente.
Por isso, o bom atendimento e as boas experiências devem continuar após a compra.
Sua empresa precisa ter uma equipe focada no pós-vendas para atender e dar suporte sempre que houver necessidade.
Invista em marketing de conteúdo
Materiais com informações úteis e relevantes são ferramentas super poderosas para manter o relacionamento e fazer o seu cliente sempre se sentir lembrado.
Por isso, invista em enviar periodicamente uma newsletter, e-mail marketing ou outro meio para continuar se relacionando com ele.
Você pode utilizar os variados recursos digitais também para enviar promoções, lançamentos e até homenagens em datas comemorativas.
Por isso, investir em marketing de conteúdo faz a diferença em todo o processo de compra.
Como você pode perceber, é possível estreitar os laços e manter o encantamento.
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(Imagens: divulgação)
5 estratégias para fidelizar clientes!