Vem chegando o final do ano e as equipes de marketing passam a se dedicar cada vez mais ao planejamento dos próximos meses. E para isso, se lançam em uma busca detalhada para encontrar as melhores estratégias, aquelas que serão responsáveis por trazer os melhores resultados com investimentos menores. Ou seja, a cada ano, os profissionais de marketing precisam se superar e encontrar soluções que tragam a melhor relação custo-benefício para as marcas, empresas e serviços.
E para alcançar este objetivo, nada melhor do que as estratégias voltadas para o universo digital. Afinal, o marketing digital une ações cada vez mais precisas e o melhor, apresentando custos muito menores se comparados à forma tradicional de mídia.
Apesar da crise, este segmento apresentou um crescimento bastante expressivo, principalmente em mídias que utilizem os dispositivos móveis como canal principal. Este crescimento se deu devido ao maior número de pequenas e médias empresas que viram na internet uma forma diferenciada e eficaz de divulgação, sem contar no aumento de usuários de smartphones que tem se intensificado em todo o mundo.
Pensando nisso tudo e já de olho no amanhã, resolvemos separar algumas das tendências do marketing digital em 2016, que começaram a despontar nestes últimos meses de 2015. A análise foi feita a partir da observação da forma como anunciantes e consumidores se comportaram no Brasil e no mundo, e por isso reúne o que há de mais quente no marketing digital para 2016. Anota aí:
Marketing de Conteúdo
Há tempos as empresas que se dedicam ao estudo de tendências relacionadas ao marketing e ao consumo têm apontado o crescimento e as vantagens de se investir em marketing de conteúdo.
Afinal, quando se trata de marketing digital, é praticamente impossível deixar de lado o conteúdo relevante. Por isso, para 2016, investir em conteúdo que tenha importância para os consumidores, desde notícias, dicas, entretenimento e tudo que desperte atenção do público, continua em alta. E mais do que isso, é fundamental.
Este tipo de enfoque, com destaque para o marketing de conteúdo, continua sendo a principal ferramenta para atrair e reter o público em redes sociais, blogs, canais de vídeo e outras mídias online. Além da atração, retenção e formação de laços duradouros entre marcas e consumidores, este tipo de estratégia ganha ainda mais espaço no planejamento de ações de marketing porque o custo é muito pequeno.
As empresas não precisam gastar com anúncios nem com a própria mídia em si, o que é uma incrível vantagem. Mas atenção! É preciso um cuidado muito grande na hora da contratação da pessoa ideal para ficar à frente deste tipo de comunicação, além é claro de planos consistentes para crises que possam acontecer. Além disso, a resposta tem que ser sempre rápida e precisa.
Remarketing
Se você ainda não ouviu falar sobre este assunto prepare-se para uma repetição durante todo ano. O remarketing é uma ferramenta desenvolvida pelo Google Adwords que utiliza os cookies para marcar quem visitou o seu site para poder, mais tarde, exibir seus anúncios em outros sites por onde ele navegar.
Você provavelmente já deve ter passado por isso. É o que acontece quando você acabou de procurar por um produto e começa a vê-lo em sites de busca, blogs, portais de notícias e até em algumas redes sociais. Não é legal?
Esta técnica é sempre feita juntamente como os anúncios no Adwords e trazem uma vantagem muito grande para quem a utiliza, pois bombardeia o seu público-alvo com a informação que ele já buscou em quase todos os lugares nos quais ele vai. Para quem deseja saber mais, basta procurar pelos tutoriais bastante fáceis de como utilizar esta técnica que estão disponíveis dentro do próprio Google.
SEO
Sim, isso não é novidade. Mas cada vez mais o SEO será um aliado determinante para quem deseja ser encontrado. Os buscadores mais utilizados, principalmente o Google, estão sempre trabalhando com afinco para poder entregar os resultados mais relevantes para o usuário.
Por isso é preciso se dedicar ainda mais para garantir que todo o site esteja de acordo com as normas ideais para garantir visibilidade nos primeiros resultados orgânicos.
Pesquisas recentes comprovam que, por mais que esteja ocorrendo um aumento significativo no número de pessoas que clicam nos anúncios e nos links patrocinados, a maioria absoluta ainda vai diretamente para os resultados para encontrar o que deseja. E não costuma passar da primeira página, não! Ou seja, atenção total na hora da escolha das palavras-chave.
Por isso, esteja sempre atento às novidades, leia sempre os manuais de SEO disponibilizados pelo próprio Google e assegure-se que nenhuma técnica considerada como “black hat” esteja sendo colocada em prática no seu site. Desta forma sua empresa continua sempre bem colocada nas buscas, gerando tráfego instantâneo e aumento das vendas e do interesse sem muito investimento.
Além disso, é preciso ainda um cuidado especial para os dispositivos móveis, já que a busca em celulares e tablets tem sido cada vez maior.
Otimização de sites
Poderíamos até incluir esta tendência dentro do SEO, mas há pontos que precisam ser levados em consideração com o maior cuidado quando se diz respeito à otimização de sites para os usuários.
Estamos falando da otimização de layout do seu site. Mais do que nunca vale a pena investir – e muito! – em um design leve e responsivo, que se adapte a todos os dispositivos sem perda de qualidade. Isso significa que você deve deixar seu site preparado para que possa ser visualizado em todas as telas, desde os PCs até os celulares. Se seu site é um e-commerce, até as compras podem e devem ser feitas com facilidade em qualquer lugar.
Links Patrocinados
Conforme dissemos, as empresas que investem em links patrocinados têm acompanhado um crescimento bastante acentuado nos resultados positivos aliados a este investimento. Isso acontece porque com o passar do tempo, os usuários vão se sentindo cada vez mais seguros e passam a confiar mais nas opções que o Google ou o Facebook apresentam como propaganda.
Este tipo de publicidade é altamente válido, já que alia baixos investimentos com alta performance. Os links patrocinados são capazes de atingir o público com precisão e rapidez. Se sua empresa ainda não investe neste tipo de propaganda, a hora de começar é agora. E se já o faz, chegou o momento de reavaliar todas as campanhas, anúncios e palavras-chave e aumentar ainda mais as verbas para conquistar resultados melhores.
Ainda somos muito sociais
O final das redes sociais online ainda está longe de acontecer, se é que algum dia isso ainda acontecerá de fato. O nome da rede mais usada pelo seu público-alvo pode mudar de forma muito rápida, mas o investimento em redes sociais precisa ganhar mais destaque no seu planejamento se você deseja ter sucesso em 2016.
E mais uma vez, grande parcela do acesso às redes sociais acontece via celular! Então tenha em mente que conteúdo e agilidade são as palavras de ordem.
O e-mail continua, mas é preciso mudar
O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais efetivas e práticas, não há como negar. Mas nada de enviar campanhas inteiras sem segmentação para toda a sua base de clientes. Os consumidores sabem o que você está tentando fazer e desejam ser tratados de forma única.
Utilize todas as ferramentas disponíveis e invista em formas de segmentação do seu público-alvo. Trabalhar com nichos ao invés de uma massa toda podem ser tudo o que sua empresa precisa para se diferenciar e ganhar o mercado de uma vez por todas.
Informação e informação
Big Data. Já ouviu falar? Então, vivemos em uma era de informação em excesso. Por isso, em 2016 a tendência é que cada vez mais os gigantes como o Google e o Facebook desenvolvam produtos ainda mais completos que ajudem na tomada de decisão. O novo Google Analytics, por exemplo, é capaz de passar informações em tempo real que possibilitam o ajuste e o planejamento de ações pontuais e muito mais certeiras.
Utilize a informação e todas as ferramentas que existem e também as que estão sendo criadas para encontrar os pontos que serão cruciais na diferenciação da empresa perante os concorrentes e colha os frutos.
O sol é para todos
E por fim e não menos importante, é preciso saber que todas estas ferramentas e tendências agora estão ao alcance de todos, mas nem todos sabem ou se dispõem a aplicá-las de forma efetiva. Pequenas, médias e grandes empresas disputam a atenção dos clientes nos mesmos lugares. Por isso, cada vez mais é preciso aliar o planejamento estratégico com as tendências e fazer do marketing digital um dos pontos essenciais em 2016.
É preciso estar em constante pesquisa para assegurar que o que você está entregando é mesmo aquilo que o seu consumidor está querendo. Não titubeie! Tenha ao seu lado empresas ou pessoas gabaritadas em marketing digital para garantir um 2016 de sucesso para sua empresa.
O Inbound Marketing é uma estratégia – muito em alta – que reúne todas essas tendências onde são aplicadas de forma planejada e orientada a obter resultados relevantes às empresas, mensurando e comprovando o retorno do investimento e seu valor agregado.