Muito se fala a respeito do novo consumidor e de como o conteúdo passou a se tornar mais relevante para o mundo dos negócios. E os dados não mentem. Segundo estudos na área, cerca de 85% dos consumidores buscam por conteúdos confiáveis antes de tomar a decisão de compra e 70% dos clientes levam em consideração o valor agregado entregue no conteúdo divulgado pela marca e não somente o que foi visto em ações de publicidade.
Não é só na relação B2C que esta máxima é verdadeira. Especialistas afirmam que os clientes B2B chegam a ler até 10 conteúdos diferentes antes de efetuar a compra.
Ou seja, a produção de conteúdo relevante deixa de ser uma simples tarefa do marketing para se tornar o protagonista na hora de criar novos leads e conquistar novos mercados. A abordagem e a distribuição devem ser planejadas com cuidado para se tornarem interessantes para os clientes potenciais, focando principalmente na personalização e segmentação.
A estratégia de criação de conteúdo pode inclusive ser utilizada pela própria equipe de vendas para alavancar os resultados. Alguns dados da área indicam que vendedores que utilizam redes sociais para se aproximar de seus clientes, são capazes de conquistar resultados até 78% superiores aos colegas.
O conteúdo transformando o funil de vendas
Durante anos, a estratégia principal de empresas dos mais diversos ramos era focar as atenções nos clientes chamados “A”, ou que de alguma forma demonstravam ter maior potencial de compra. Com isso, os demais recebiam menos atenção, fazendo com que oportunidades importantes de venda fossem perdidos em caso de uma má avaliação.
Com o conteúdo isso muda de figura. Já que a distribuição é feita de forma democrática e não direcionada somente para um tipo de público, a possibilidade de transformar um cliente que pouco comprava em um altamente importante fica muito maior.
Com isso, o funil de vendas recebe um volume muito maior de prospects que são atraídos devido ao conteúdo produzido pela empresa. Além disso, o compartilhamento e a troca de informações que as novas formas de comunicação empresa x cliente proporcionam, fazem com que o novo cliente entre em qualquer fase do funil.
Foco nos resultados
Para aproveitar todas as oportunidades que a nova forma de comunicação trouxe, é preciso ter foco nos resultados e atuar de forma assertiva. Com isto, devemos deixar claro que a empresa e a equipe de vendas deve se direcionar ao publico sempre como sendo a principal especialista em seu segmento e apresentando conteúdos que resolvam problemas ou que ajudem a encontrar melhores práticas e soluções de negócio. Esta parceria pode trazer resultados muito melhores do que o esperado e o melhor, de forma duradoura e constante.
Empresas cujas equipes de venda se apresentam desta forma, desenvolvendo conteúdos interessantes, conseguem conquistar um lugar cativo na mente dos seus clientes e com isso acabam por se tornar a primeira opção válida na hora do fechamento de novos negócios. Isso sem falar no fortalecimento da imagem de marca a longo prazo.
Aproveite estes benefícios e saia na frente ao desenvolver conteúdos exclusivos para seu público – alvo.