A forma como os consumidores compram e se comunicam mudou. Com a expansão da internet e com a explosão das redes sociais, os consumidores estão mais conectados do que nunca e usando isso a favor das compras. É por isso, por exemplo, que 81% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de comprar, por exemplo.
Diante disso, surgiram novas oportunidades e desafios para as marcas que desejam se promover e conquistar novos clientes. Como resultado, a estratégia de Inbound Sales tem se tornado cada vez mais recorrente.
Mas você sabe o que é e como ela se relaciona com o Marketing Digital? A seguir, confira essas e outras respostas!
O que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital corresponde a todas as ações que são realizadas em ambiente digital para promover marcas e também para criar um relacionamento com o público. Para tanto, são utilizadas as mídias como redes sociais, criação de sites e blogs e pesquisas em mecanismos de busca.
As ações podem ser orgânicas ou pagas e também podem ter objetivos diferentes: gerar autoridade para a marca, aumentar o interesse em um determinado produto, melhorar o relacionamento e fidelização e assim por diante.
O que é Inbound Sales?
O conceito de Inbound Sales tem a ver com um novo modelo de vendas mais voltado para a tecnologia. Basicamente, é um processo proativo, mas que não utiliza as etapas complexas, como a prospecção de clientes. Em vez disso, o time comercial faz um contato com a oportunidade de venda — ou lead — assim que a pessoa demonstra interesse.
Ele se diferencia de modelos mais tradicionais, porque não há a iniciativa de seguir atrás do cliente para convencê-lo a comprar; mas, sim, agir de uma maneira consultiva, orientando o cliente para que ele chegue à compra.
É o caso, por exemplo, de uma empresa que disponibiliza um software de gestão com teste gratuito. Quando o cliente em potencial decide realizar o teste temporário e gratuito, o time de vendas pode agir de modo a conseguir fazer com que ele se torne um cliente recorrente.
Como Inbound Sales se relaciona com Marketing Digital?
A relação entre Inbound Sales e Marketing Digital é direta e praticamente inseparável. Isso porque as oportunidades ou leads trabalhadas pelo processo de vendas são obtidas por meio de estratégias de Inbound Marketing ou marketing de atração.
Por meio da produção e divulgação de conteúdo relevante nas mídias digitais, por exemplo, é possível começar a educar o público de interesse, fazendo com que eles se transformem em oportunidades. No momento oportuno, o time comercial faz a atuação de Inbound Sales — a esse processo de união é chamado de vendarketing ou smarketing.
Como usar o Marketing Digital para alavancar Inbound Sales?
Considerando que essas duas estratégias têm tudo a ver, dá para usar o Marketing Digital para alavancar as Inbound Sales. Nesse caso, é possível firmar um acordo de nível de serviço (SLA) de modo que o time de marketing fique responsável por repassar uma determinada quantidade de oportunidades para o time comercial, por exemplo.
Além disso, o Marketing Digital pode usar técnicas e estratégicas como a criação de um fluxo de nutrição, a automação de marketing para identificação de oportunidades e também melhorar o posicionamento da marca no ambiente digital.
Ao ser mais encontrado facilmente nas buscas do Google, por exemplo, a empresa passa a ter mais oportunidades que podem ser trabalhadas por Inbound Sales.
A técnica de Inbound Sales tem como principal objetivo conduzir o cliente à compra, agindo de maneira consultiva. Para tanto, utiliza as oportunidades geradas pelo Marketing Digital, o qual pode alavancar as vendas se utilizar as técnicas e estratégias adequadas.
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