A taxa de conversão em vendas é um elemento crucial para examinar se a sua empresa está obtendo bons níveis de retorno sobre os investimentos realizados. Aumentar as conversões em vendas pode não ser uma tarefa fácil, no entanto, há excelentes formas de atingir esse objetivo, sobretudo com as recentes estratégias de marketing e as inovações tecnológicas disponíveis.
Neste artigo, selecionamos para você alguns fatores que, se observados, poderão contribuir significativamente para incrementar as conversões em vendas do seu negócio. Confira!
Defina um funil de vendas
Em certas ocasiões, o que impede o aumento de conversões é a pressa em direcionar as pessoas para uma chamada de vendas. Os visitantes de seu website podem estar apenas querendo “navegar”, ou seja, talvez não estejam psicologicamente prontos para comprar.
Quanto mais caro ou complexo o produto, tanto maior será o tempo necessário para que um cliente potencial se decida pela compra. Se a sua empresa atua com softwares, por exemplo, oferecer uma demonstração ou testes gratuitos em vez de pedir uma inscrição pode trazer um aumento significativo nas conversões em vendas.
Porém, em muitas situações, você precisará apenas ir com calma e definir um funil de vendas para construir confiança, desenvolver o relacionamento e provar sua experiência na área. Dessa forma, você obterá um maior retorno de seus esforços e do tempo gasto, pois direcionará ações adequadas para cada estágio do funil.
Melhore a comunicação
As ações de marketing, entre outras coisas, visam à criação de uma grande (e qualificada) quantidade de conteúdos. Os representantes de vendas sabem que bons conteúdos são essenciais.
No entanto, frequentemente não conseguem encontrá-los e não sabem ao certo como e quando utilizá-los. Essa falha na comunicação gera desconexões, perda de oportunidades e baixas conversões em vendas.
A melhor maneira de superar esses problemas é trabalhar de forma mais inteligente. Use métricas para determinar quais conteúdos são mais eficazes em estender o alcance de suas mensagens e ajudar a fechar novos negócios.
Os setores de marketing e vendas precisam manter um feedback contínuo. A equipe de vendas está na linha de frente, estabelecendo contatos diretos com clientes potenciais — o que permite a obtenção de informações relevantes a respeito de suas necessidades e anseios.
Estes dados devem ser compartilhados com os profissionais de marketing que, assim, poderão criar conteúdos verdadeiramente relevantes.
Utilize plataformas de automação de marketing
Uma das vantagens mais significativas da utilização de plataformas de automação de marketing é a capacidade de personalizar todas as suas campanhas para as necessidades e preferências de clientes individuais.
Essa personalização exigiria enormes investimentos de tempo e recursos se fosse realizada manualmente, razão pela qual a automação de marketing contribui para a redução de custos.
Os dados disponibilizados por meio de uma plataforma de marketing são úteis para facilitar o monitoramento de leads de vendas e a elaboração de ações visando à retenção e fidelização de clientes.
Crie uma proposta de valor atraente para aumentar as conversões em vendas
Uma proposta de valor é a principal razão que leva o prospect a efetivar a compra. Não se trata apenas de oferecer boas soluções aos clientes, mas de convencê-los de que devem escolher a solução que você oferece. Em outras palavras, o potencial de sua taxa de conversão em vendas é determinado pela proposição de valor — o fator de conversão mais importante.
Sua proposta de valor deve ser diferenciada em relação às ofertas da concorrência. Isso requer uma reflexão substancial para determinar o que é verdadeiramente único em relação à sua empresa, produtos e/ou serviços.
Ter uma proposta de valor consistente não basta, ela deve ser comunicada de forma eficaz: é preciso refiná-la até que seja possível sua articulação em apenas uma sentença instantaneamente crível. Trata-se de um verdadeiro desafio, mas se você obtiver sucesso, é quase certo que aumentará as conversões em vendas.
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