Se você quer gerar mais negócios para sua empresa, que tal investir num blog corporativo? Este espaço pode ser um dos principais pontos de contato entre você e seus potenciais clientes, além de ser fundamental numa estratégia de marketing conteúdo. Confira aqui as vantagens de criar um blog corporativo e comece a montar o seu agora mesmo!
Ter um blog corporativo vale a pena?
Segundo dados da pesquisa Content Trends 2016, 61,7% das empresas brasileiras possuem blogs. A ferramenta é uma das mais adotadas hoje, perdendo apenas para as redes sociais.
As organizações que investem na produção de posts recebem 3,7 vezes mais visitas e convertem 1,3 vezes mais visitantes em leads.
Quando pensamos em termos de funil de vendas, os posts são considerados o melhor formato de conteúdo para o topo e o meio — com 60,4% e 43,1% respectivamente —, como mostra a 2ª edição da pesquisa O ROI do Blog Corporativo.
Para mensurar os resultados de um blog, a principal métrica acompanhada é o tráfego, de acordo com 45,1% dos participantes do estudo.
Quais são as vantagens?
Gastar pouco para ter um investimento duradouro
Existem hoje ferramentas gratuitas para a criação de blogs, como o WordPress e o Joomla. Conhecidos pela sigla em inglês CMS, eles são sistemas de gestão de conteúdo com uma estrutura básica que pode ser customizada de forma intuitiva.
De início, publicar um post por semana é suficiente. Veja como fazer um calendário editorial.
O mais importante é estar atento à frequência das postagens para ajudar no rankeamento pelos motores de busca.
Vale dizer que, diferentemente de uma campanha publicitária, os posts geram tráfego enquanto estiverem disponíveis na web. E, melhor ainda, de maneira gratuita.
Ganhar posições nos mecanismos de busca
Um blog é uma poderosa ferramenta para SEO. Sites corporativos com blogs atualizados têm mais links indexados pelos mecanismos de busca do que sites estáticos, o que contribui para uma melhor posição no rankeamento.
Para conquistar mais visitantes, produza conteúdos relevantes e variados, como textos, vídeos e materiais para download.
Tornar-se referência na sua área
A produção de conteúdo relevante ajuda a educar os potenciais clientes e torna o blog da sua empresa uma referência na área. Quando eles precisarem do produto/serviço que você oferece, lembrarão de quem as informou.
Interagir com seu público
Nos posts, você pode estimular perguntas e comentários por parte do seu público, o que acaba rendendo ideias para futuras publicações. Também funciona incluir um campo de cadastro para interessados em receber newsletters da empresa.
Obter mais informações do seu público
A interação com usuários rende informações valiosas, como saber como eles chegam até o blog e quais as palavras-chave mais procuradas. O acompanhamento das métricas contribui para o desenvolvimento da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Bem, agora que você já sabe que criar um blog corporativo ajuda muito na geração de negócios, vá em frente! Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande, todas têm muito a ganhar investindo em estratégias de marketing de conteúdo.
Você curtiu este post sobre como criar um blog corporativo? Leia também 6 conteúdos ricos que sua empresa pode oferecer no blog!
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(Imagem: divulgação)