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  • Estratégia, Marketing de Conteúdo

Calendário editorial para blog: como fazer?

  • janeiro 21, 2016

Para fazer um marketing de conteúdo de sucesso, é necessário haver planejamento, tanto de cada ação, como da estratégia como um todo. E por isso é fundamental criar ― e acompanhar ― um calendário editorial para blog.

A questão é que muitas pessoas não estão familiarizadas com este documento e, por isso, encontram algumas dificuldades para a sua produção. Por isso, no post de hoje, vamos entender melhor o funcionamento desse calendário e indicar como você pode criar um para garantir o sucesso da sua estratégia. Vamos às informações?

Calendário editorial para blog: para quê ele serve e como fazer?

O nome um tanto quanto pomposo pode fazer com que gestores de marketing imaginem ser algo voltado a jornalistas e redatores, apenas. Na verdade, este documento ajuda todos os envolvidos com o planejamento da estratégia de conteúdo. Com o calendário será possível ter, ao mesmo tempo, visões gerais e setorizadas do que será produzido.

Como assim? Ao olhar um calendário editorial para blog é possível saber assuntos, tipos de material e periodicidade de publicação, itens que vão permitir que você analise como está sendo feita a gestão das oportunidades de venda e quais os caminhos para atingir os objetivos propostos no seu plano.

Então, vamos passar aos itens principais existentes no calendário editorial para blog:

Período estipulado

Sua estratégia é semestral? Anual? É preciso que o calendário editorial contenha todos os meses (divididos em dias e organizados por dias da semana) para que o conteúdo possa ser organizado de acordo com esse cronograma.

Dias de publicação

É fundamental fazer com que o seu público-alvo aprenda a confiar na sua marca. Por isso, seu conteúdo precisa ser postado constantemente. O calendário editorial para blog vai servir para você estabelecer a periodicidade.

Público-alvo de cada material

É preciso dividir, de acordo com as etapas do seu funil de conversão e seus objetivos com o marketing de conteúdo, as postagens para cada um desses grupos de clientes e prospects.

Título, detalhes, referências, palavras-chave

A inclusão das informações detalhadas referente a cada postagem é que vai ajudar na execução de cada tarefa.

Materiais de apoio

É preciso especificar os recursos que serão incluídos no seu conteúdo, sejam vídeos, infográficos, imagens e afins.

Responsáveis pelo conteúdo

Identificar os responsáveis pela redação, controle de qualidade, revisão, edição, imagens e postagem.

Prazos

Essencial para organização do tempo e, assim, poder manter a periodicidade das suas postagens, sem abrir mão da qualidade. Vale lembrar que diferentes formatos de conteúdo possuem diferentes ciclos (mais longos ou mais curtos).

É lógico que esses itens do calendário editorial para blog devem ser personalizados de acordo com a realidade da sua empresa, do mercado e dos objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo. Porém, é importante lembrar que ele deve ser um material a ser absorvido nas rotinas da sua equipe, inclusive para saber quais as correções de rota que devem ser adotadas no decorrer das publicações.

E aí? Ficou animado para começar 2016 com um calendário editorial novinho em folha? Comece agora mesmo! Afinal, nosso objetivo é ajudar a sua empresa a ter cada vez mais sucesso através do marketing digital. E não se esqueça de dividir essa experiência conosco nos comentários.

Calendário editorial para blog

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