A evolução do marketing sempre acompanhou as mudanças sociais de cada período histórico. Entender o contexto atual e como o marketing 3.0 se aplica a ele pode fazer toda a diferença nas estratégias mercadológicas de um negócio.
Cada vez mais personalizado e focado nos interesses, crenças e estilo de vida do consumidor, tanto os produtos como a forma como são divulgados têm mudado bastante.
Continue lendo este artigo e entenda de uma vez por todas o que muda com o marketing 3.0. Confira!
Se existe o Marketing 3.0, quais foram os anteriores?
Inicialmente, o desenvolvimento de produtos e o seu apelo para o consumidor eram muito voltados para questões funcionais que nada tinham a ver com a famosa “criação de demanda” tão falada nas faculdades de publicidade e propaganda. Logo após a Revolução Industrial, na transição do século XVIII para o século XIX, havia a necessidade de vender em larga escala, e os consumidores eram entendidos como uma grande massa. Esse período de massificação representa a fase 1.0 do marketing.
Com o barateamento dos custos de produção e divulgação — propagandear não era mais tão caro com o desenvolvimento de imprensa, rádio e TV —, começou a haver preocupação maior com quem era o consumidor. O acesso à informação e a difusão de produtos diversos tornaram as pessoas mais seletivas, exigindo uma nova postura das empresas, com a geração de produtos de maior qualidade e um marketing mais individualizado. Essa fase ficou conhecida como marketing 2.0.
Esse momento posterior preparou o terreno para o momento atual, no qual os consumidores se encontram ainda mais bem informados, engajados com questões sociais e seletivos com o grande número de ofertas que chegam até eles. Continue lendo para entender melhor.
O que é o Marketing 3.0?
Como o desenvolvimento tecnológico não para, tanto acessar como produzir informação foram se tornando a cada dia mais barato, tanto que hoje isso acontece gratuitamente, não é mesmo?
Essa difusão dos meios de produção empoderou o consumidor de uma forma nunca imaginada, permitindo que as pessoas troquem informação de uma maneira muito fácil e rápida. Esse novo contexto exigiu das empresas ainda mais estratégia na maneira como se posicionam diante do mercado.
Fóruns sobre produtos, discussões sobre consumo consciente, lista de empresas que respeitam o ambiente e valorizam os trabalhadores, tudo isso está nas mãos do consumidor, que não quer mais só comprar, mas entender e participar do processo de produção por meio de sua opinião, crenças e gostos pessoais.
Alguns definem a era atual do marketing como o momento do coração, mente e espírito, para se ter uma ideia da complexidade e profundidade do marketing 3.0.
Qual a importância do Marketing 3.0 para empresas B2B?
Da mesma forma que os consumidores se empoderaram com o novo marketing, as negociações entre empresas também passaram a ser mais transparentes e exigentes, já que o fácil acesso à informação e a diversidade de opções de negócios exigem das empresas uma nova abordagem em suas relações.
Hoje, alguns dos principais pontos do marketing 3.0 para empresas B2B são:
- antes mesmo de o contato entre empresas acontecer, é muito comum já ter sido feita uma extensa pesquisa sobre o histórico da outra e qual a opinião que os clientes têm dela (usando apenas a internet);
- os contatos entre empresas costumam ser mais qualificados que no B2C, já que as relações comerciais não são movidas por impulso (a internet entra de novo como facilitadora desse processo);
- tentar ludibriar ou esconder determinadas informações que podem ser facilmente encontradas ao clique do mouse é uma péssima opção para que aqueles que não entenderam o novo marketing.
Se você gostou de saber o que muda com o marketing 3.0 mas ainda tem alguma dúvida ou queira esclarecer algum ponto, deixe o seu comentário. Será um prazer ajudá-lo.
(Imagens: divulgação)