Nós já mostramos aqui no blog que a transformação digital é uma realidade em todos os segmentos e setores, e com o marketing não é diferente.
Segundo pesquisa do Retailing Today, cerca de 81% dos compradores, tanto PJ quanto consumidores finais, realizam pesquisas online antes de fazer compras.
Além disso, uma outra pesquisa realizada pela Gartner aponta que até 2020, a maior parte da interação cliente-empresa irá acontecer sem contato nenhum com um humano.
Essas pesquisas apenas reafirmam o que todos já sabem: é necessário que todas as empresas passem pela transformação digital para aumentar seu sucesso, sua visibilidade e suas vendas.
O post de hoje fala sobre isso: como o marketing digital tem relação com todo esse movimento da Transformação Digital. Continue lendo!
O que é transformação digital e qual sua relação com o Marketing Digital?
A transformação digital é, basicamente, a incorporação da tecnologia nos processos empresariais para otimizar o desempenho, o alcance e os resultados.
Ou seja, a sua empresa irá utilizar a tecnologia para mudar os processos e otimizá-los, gerando um resultado completamente diferente, mas com os mesmos recursos.
Em geral, há três principais medidas que devem ser tomadas para fazer a transformação digital: automatização, geração de dados e predição.
Essas medidas estão diretamente ligadas com a indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, que busca a automatização e otimização dos processos, mas servem para quaisquer segmentos.
Automatização
Essa etapa consiste na automatização via implantação de sistemas informatizados, como softwares de gestão, que podem analisar como estão as vendas, o RH, o financeiro e o que mais for desejado.
E quando falamos sobre Marketing e Vendas para B2B, nessa etapa da Transformação Digital, temos a automatização dos processos e a otimização de geração de leads.
Segundo pesquisa realizada pelo ANNUITAS Group, as empresas que já utilizam automação de marketing para a prospecção de leads têm aumento de 451% em leads qualificados.
Geração de Dados
O segundo passo é, a partir da automatização, gerar dados para tornar o processo mais inteligente.
Nesse caso, nas indústrias, normalmente é visto quanto tempo demora cada produto, qual o real lucro e outros dados relacionados à produção.
Quando pensamos na transformação digital voltada para o Marketing Digital B2B, podemos coletar:
- O tempo médio entre o primeiro contato do cliente e o fechamento do negócio;
- Qual o custo do fechamento de negócio;
- Qual serviço ou produto tem maior procura;
- Qual conteúdo teve mais acesso por clientes que já fecharam negócio;
- Quantos conteúdos o cliente leu;
- Quais materiais são mais assertivos;
- Quais ainda precisam ser otimizados.
Não existe uma regra para a geração de dados, você deve coletar aqueles que tem mais relevância para a empresa e para o setor de Marketing Digital.
Essa é uma etapa de extrema importância para, assim, conseguir fazer uma estratégia de Marketing efetiva para os seus clientes.
Predição
A partir dos dados, você pode prever o que irá acontecer com mais assertividade na sua empresa.
Além disso, se torna possível analisar quais setores da empresa precisam de mais atenção, de uma reestruturação ou até mesmo mais incentivo.
No momento que você consegue processar os diferentes dados gerados, é possível focar nos pontos realmente relevantes para a sua empresa e, claro, para o seu cliente.
Isso vale para o marketing: é através da predição que pode-se ter uma estimativa de faturamento, bem como de crescimento real da empresa.
Agora que você já sabe o que é a transformação digital e sua conexão com o Marketing Digital, não deixe de ler os Impactos da Transformação Digital no modelo de negócio B2B e no Marketing Digital!
(Imagens: divulgação)