O Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é uma estratégia utilizada para promoção da marca através da produção e divulgação de conteúdos.
Para aplicá-lo, é fundamental conhecer o público e produzir conteúdos que contemplem suas dúvidas, necessidades e inseguranças sobre o tema.
Assim, ao fazer uma pesquisa sobre o segmento, o leitor encontrará seu material, onde se informará mais sobre o assunto e dará mais um passo em direção a realização da compra.
Continue lendo nosso post e confira as principais vantagens do Inbound Marketing!
Por que investir em Inbound Marketing?
O Inbound Marketing oferece diversos benefícios para as empresas, uma vez que acompanha os leads desde o início, na prospecção, até a efetivação da compra.
Por isso essa abordagem de vendas está se popularizando cada vez mais. Segundo o Hubspot, 70% dos profissionais de marketing já investe nela.
Confira quais são as principais vantagens de se investir nessa estratégia!
Diminuir custos
Uma das principais vantagens desse tipo de marketing está na diminuição dos custos.
De acordo com Weidert, negócios que investem na nutrição de leads, aumentam em 50% as vendas e diminuem em 33% os custos.
Vale ressaltar que os gastos levados em conta são todos aqueles que fazem parte da jornada do cliente, desde a sua prospecção, conversão, manter o relacionamento até a compra.
Isso acontece pelo fato do lead estar se educando e conhecendo mais sobre a área de forma autônoma, sem necessitar de um profissional para acompanhá-lo durante sua jornada.
Tornar-se referência na área
Como consequência direta da produção de conteúdo relevante para o seu público sua marca se torna uma referência na área.
Isso faz com que ao pensar em comprar um produto o público pense em sua marca.
Para que isso aconteça sua empresa deve focar em produzir materiais para as diferentes etapas do funil, estando presente do início ao fim.
Melhorar o relacionamento com o público
Outra vantagem possibilitada pelo Inbound Marketing consiste em melhorar o relacionamento com o público.
Segundo The Marketing Blender 67% da jornada de um comprador é realizada de forma digital.
Além disso, os compradores B2B já realizaram 57% da sua jornada de compra antes de entrar em contato com um vendedor!
Ou seja, marcar sua presença na Internet e produzir conteúdo de qualidade é uma ótima maneira de se manter em contato com sua audiência, mesmo que seja indiretamente.
Altamente personalizável
O Inbound Marketing, assim como marketing de conteúdo, é altamente personalizável para todas as empresas.
É possível produzir conteúdos exclusivos para o público independente da área de atuação.
Ou seja, não importa se sua empresa vende matéria-prima, produtos prontos ou insumos o público irá procurar saber mais sobre o segmento antes de realizar uma compra e sua marca deve constar entre os resultados das buscas online.
Aumentar os resultados
Já apontamos essa vantagem em outro tópico, mas vale a pena ressaltar.
Segundo o Invesp, quando bem performado, o Inbound Marketing converte 10 vezes mais leads do que o Outbound.
Além disso, 79% das empresas que utilizam essa estratégia afirmam que conseguiram um retorno positivo sobre o investimento realizado.
Com todos os dados apontados fica evidente que o Inbound Marketing é uma ótima maneira de conquistar mais clientes, sem aumentar os custos da empresa.
A Web Bizz é uma empresa especializada em produção de conteúdo para empresas B2B. Entre em contato conosco e saiba como alavancar seus resultados através da internet!
(Imagens: divulgação)
5 vantagens de investir em Inbound Marketing