Conquistar e cativar os clientes de modo a fidelizá-los com a marca, para muitos, é um dos maiores desafios do negócio. É por essa razão que se você deseja aumentar as suas vendas e conquistar uma posição de maior destaque no mercado, é preciso desenvolver uma boa estratégia de marketing digital.
Isso é ainda mais importante quando os compradores são outras empresas. Nesse cenário, o B2B (business-to-business), o esforço e a dedicação para trazer os clientes deve ser ainda maior.
E foi pensando nisso que preparamos este artigo, para apresentar algumas dicas sobre como montar uma estratégia de marketing digital para este contexto. A leitura é importante e por isso merece toda a sua atenção. Não perca!
Qual a importância do marketing digital para as vendas?
Em primeiro lugar, nada mais justo do que falarmos da importância do marketing digital para as vendas. Mais do que apenas “trabalhar” na atração dos clientes, aplicá-lo no seu negócio é fundamental para a gestão e construção da sua marca (branding).
Quando olhamos para o longo prazo, o que importa é a imagem da sua marca no mercado. Isso significa que uma boa estratégia de marketing digital é aquela que visa posicionar a sua empresa entre as mais conhecidas do setor.
Ao chegar nesse ponto, os resultados naturalmente se elevarão, disso não há a menor dúvida.
Quais são as principais etapas para a elaboração de uma boa estratégia de marketing digital?
O que você deve estar se perguntando agora é como elaborar uma boa estratégia de marketing digital, certo? Pois bem, para isso, apresentaremos a seguir um passo a passo enumerando as principais etapas. São elas:
1. Realização de pesquisas
Tudo deve começar com a realização de pesquisas, que definirão os rumos da sua comunicação. Aqui, é necessário avaliar:
- o cenário em que a sua companhia está inserida;
- que estratégias estão sendo utilizadas pelos concorrentes;
- quem são os seus clientes atuais;
- quem são os clientes que você deseja conquistar;
- entre outros.
É só partir de então que você terá uma visão mais clara acerca do que pode ou não funcionar em relação à sua estratégia de marketing digital.
2. Elaboração dos planos de ação
Uma vez que você obteve as informações pretendidas com a realização das pesquisas, o próximo passo é a elaboração dos planos de ação. Nesta etapa, você terá que determinar:
- que canais serão utilizados para interagir com os clientes (blog próprio, sites de terceiros e associados ao seu nicho e/ou redes sociais);
- que tipos de conteúdo serão produzidos e quem serão os responsáveis pela produção;
- como e onde serão realizadas as divulgações (Google, Facebook, LinkedIn, etc).
Lembrando de que além dessas questões acima, é essencial investir em SEO (Search Engine Optimization). E o por que disso? A resposta é simples: porque é o que colocará a sua marca entre as primeiras posições dos motores de busca (Google, Bing e Yahoo!).
3. Montagem do cronograma
Na sequência, monte o seu cronograma, organizando a ordem das ações e dos eventos. Isso se faz mais do que necessário para que se possa garantir que todos os envolvidos estejam cientes das suas responsabilidades, incluindo, logicamente, o prazo de entrega para cada uma delas.
4. Criação de uma estrutura para a análise dos resultados
O último passo é a análise dos resultados. Entenda que se você não monitorá-los, não conseguirá dizer se as suas ações estão surtindo efeito ou não. Por isso, crie uma estrutura que permita examiná-los.
Nesse caso, aproveite-se das ferramentas analíticas, a exemplo do Google Analytics. No entanto, fique à vontade para procurar por outras: as redes sociais oferecem as suas próprias soluções de análise de dados.
Para concluir, tenha em mente que uma boa estratégia de marketing digital pode ser a diferença entre o crescimento e a estagnação. Se você não apostar as suas fichas nessa prática, depois não reclame que não está conseguindo atrair novos clientes.
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(Imagens: divulgação)