Existem muitas siglas do marketing digital que podem confundir quem está começando a investir nessa estratégia.
Muitos desses termos são usados para designar indicadores de desempenho fundamentais para mensurar os resultados, ou apenas KPIs.
Por meio deles, é possível gerar insights e melhorar o planejamento das suas campanhas pagas.
Nesse post vamos explicar as principais siglas do marketing digital e o que elas significam de maneira descomplicada. Continue lendo e confira!
Saiba mais sobre as siglas do marketing digital
Tire todas suas dúvidas sobre as principais siglas do marketing relacionadas com anúncio pago e saiba como calcular esses KPIs:
CPC
Essa sigla do marketing também é chamada pelo seu nome extenso, Custo por Clique, e é utilizada para analisar as campanhas de anúncios pagos.
Assim como o CPM, também é uma das formas de cobrança dessa estratégia, em que o pagamento é feito pela quantidade de cliques recebidos.
Ou seja, pelo número de pessoas que saem do site original do anúncio e vão para o seu.
CPC = valor do anúncio / número de cliques
CPM
O CPM tem relação com a análise de anúncios pagos, como no Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.
Ele significa “Custo por Mil” e diz respeito ao valor pago para que certo anúncio apareça mil vezes para o público.
Sua fórmula é muito simples:
CPM = valor do anúncio / (número de exibições/1000)
CPV
Já o CPV significa o Custo por Visita.
Ele mostra o valor gasto na estratégia para que ocorra uma visita, seja no seu site, no blog ou em outro canal.
Esse também é um dos métodos utilizados pelo Google Ads para fazer cobrança, ou seja, você pode definir qual é o custo máximo que deseja ter por visita.
Mas atenção: as visitas consideradas nesse KPI não são apenas aquelas em que houve o clique no link, mas, sim, todas, inclusive as orgânicas, aquelas onde não há investimento em campanhas pagas.
A justificativa para isso é que muitas pessoas não clicam no anúncio, mas, posteriormente, pesquisam mais informações sobre a marca.
CPV = valor do anúncio / número de visitantes
CPL
Também chamado de Custo por Lead, esse é um indicador que considera quando um visitante passa os seus dados para se tornar um lead, chamado de conversão.
Isso ocorre quando há a criação de anúncios para divulgar materiais ricos e eventos, por exemplo. Cada preenchimento de formulário é um lead adquirido.
CPL = valor do anúncio / número de conversões
CPA
O Custo por Aquisição é similar ao CPL, mas, ao invés de focar na conversão de leads, visa as vendas.
Dessa forma, esse indicador mostra quantos visitantes realizam uma compra e qual é o valor de cada venda feita por meio dos anúncios.
CPA = valor do anúncio / número de vendas
ROAS
O Retorno sobre Gasto com Anúncios é o KPI que mostra a relação entre o que foi ganho e o que foi gasto por meio das campanhas pagas.
O resultado deve ser igual ou maior que um, caso contrário, você está perdendo dinheiro ao invés de ganhar.
ROAS = ganhos / gasto
ROI
Já o ROI representa o Retorno sobre Investimento e demonstra qual foi o ganho a partir dos investimentos feitos.
Assim, é possível ver se a estratégia está realmente bem traçada e se não precisa ser reavaliada.
ROI = (ganhos – custos) / custos
Esperamos que você consiga desenvolver melhor as suas campanhas de anúncio pago e tenha mais resultados. Se você ainda tem alguma dúvida sobre algum desses termos, não deixe de entrar em contato conosco.
(Imagens: divulgação)