O marketing digital é capaz de entregar resultados muito melhores do que o tradicional. Isso acontece porque ele possui à sua disposição uma série de recursos valiosos que ajudam a otimizar a comunicação, tendo a certeza de que o público ideal está sendo atingido pela publicidade criada. Essa é a ideia por trás da jornada de compra.
Através desse conceito, é possível desenvolver uma campanha com comunicações focadas em diferentes estágios de consideração até o momento em que uma pessoa decide comprar seu produto. Além de minimizar a possibilidade de rejeição, é um sistema completamente alinhado às expectativas da audiência contemporânea.
O que é a jornada de compra?
A jornada de compra é um mecanismo usado pelo marketing digital para mapear o processo pelo qual compradores em potencial passam até fechar negócio com uma empresa. É um jeito de visualizar o caminho da decisão até o final para se certificar de que uma comunicação inadequada não seja empregada.
Ao utilizar a jornada de compra, você consegue filtrar seu público de maneira eficiente, sendo capaz de falar de um jeito com aqueles que estão dispostos a comprar de você e de outro com os que ainda não chegaram nesse estágio. Cada etapa tem uma característica determinante para sua estratégia.
Quais são as etapas da jornada de compra?
1. Aprendizado
No primeiro estágio da jornada de compra, o seu cliente em potencial não tem conhecimento de que possui um problema a ser solucionado. Portanto, a sua missão deve ser a de despertar a curiosidade dele através de um conteúdo interessante, que aproveite palavras-chave estratégicas para captar buscas relacionadas às dúvidas frequentes.
Um ótimo caminho para acertar aqui é imaginar por quais problemas a sua persona está passando. Ainda não é o momento de oferecer o seu produto como uma solução: o foco deve ser ajudar através de informação valiosa.
2. Reconhecimento
A partir das informações descobertas no estágio anterior, agora o seu público já possui consciência de que precisa de uma solução para o seu problema. Você pode trazer um conteúdo mais prático, mostrando como resolver as questões mais comuns dessa situação. Vale a pena investir em dicas, guias e o que mais fizer sentido para sua proposta.
Use uma boa nutrição de leads para impactar continuamente essa audiência com um material que possa levá-la para o restante da jornada de compra.
3. Consideração
O seu público já sabe que precisa solucionar o seu problema e está em busca de uma solução. Não é o momento de oferecer abertamente a sua empresa como saída: em vez disso, adote uma posição imparcial para trazer múltiplas formas de resolver a situação.
De acordo com levantamentos da área, 70% dos compradores faz entre 2 e 3 pesquisas diferentes no Google antes de tomar uma decisão. Portanto, certifique-se de que você tenha conteúdo para atender a essas buscas.
4. Decisão
No último estágio, você deve concentrar os seus esforços para direcionar o público aos seus produtos e serviços. Isso pode ser feito de maneira bastante direta, já que as pessoas que chegaram até aqui estão realmente dispostas a fazer negócio com você. Todas as etapas anteriores serviram para filtrar essa audiência, tornando-a o mais especializada possível.
Para obter sucesso, você deve especificar os diferenciais do seu produto, focando em caminhos que o destaquem diante dos concorrentes. O uso de ofertas tentadoras pode ser determinante para fechar negócio, como cupons de desconto ou amostras gratuitas.
Tudo pronto para começar a aproveitar as vantagens da jornada de compra em suas campanhas? Lembre-se de elaborar personas que representem com fidelidade o seu público-alvo e considerar os desejos e medos dessas pessoas ao criar o seu planejamento.
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