Entender o que é geomarketing e como aplicá-lo em sua empresa certamente faz toda a diferença no momento de desenvolver suas estratégias comerciais e obter maior sucesso. A transformação digital tem mudado o mercado significativamente e agir com inteligência no meio online pode trazer excelentes resultados aos seus negócios.
O geomarketing tem ajudado muitas empresas a serem mais assertivas em suas atividades, uma vez que armazena, gera e oferece informações precisas sobre o perfil social, econômico e etário de consumidores de diversas regiões de acordo com o interesse do empreendedor.
É possível afunilar esse processamento de dados geográficos para ruas e quarteirões especificamente a fim de saber, com clareza, quais as chances de uma determinada ação comercial dar certo ou como tornar o seu planejamento de marketing mais certeiro. A seguir, confira algumas formas de utilizar essa poderosa ferramenta da melhor maneira possível!
Site com notificações
Você provavelmente já esteve em algum site que colocou uma notificação querendo saber sua localização. Quando você aceita, ele passa a ter acesso a essa informação e, assim, começa a oferecer conteúdo personalizado de acordo com a sua situação.
Talvez você já tenha ouvido falar que duas pessoas fazendo a mesma pesquisa no Google não necessariamente terão as mesmas respostas. Isso tem a ver justamente com o fato de que os sites estão a cada dia mais otimizados para atender os interesses pessoais de seus clientes e usuários.
Check in nas redes sociais
Hoje é cada vez mais comum entrarmos em um estabelecimento comercial e ganharmos algum desconto ou qualquer outra vantagem que seja ao fazermos check in daquele local nas redes sociais.
Isso contribui tanto para a base de dados de geomarketing do proprietário (que conhecerá melhor seu público) quanto para a publicidade da loja, que se torna conhecida para mais pessoas do círculo de convívio daquele cliente. Certamente, um recurso e tanto!
Segmentação de público dos anúncios por região
Algo que já é bastante comum em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e tantas outras é a segmentação de público dos anúncios por região. Na prática, isso quer dizer que você pode direcionar um determinado anúncio pago a um público específico, com base em características como:
- idade;
- sexo;
- cidade;
- gostos pessoais (filmes e bandas prediletas, por exemplo).
E, na verdade, a especificidade da localização não costuma ter limites, já que isso está longe de ser um obstáculo para a tecnologia atual. Em vez de direcionar um desses posts a uma cidade inteira, ele pode ter como alvo principal uma região da metrópole, bairro ou mesmo nas redondezas de uma avenida ou praça de referência.
Claro que, pela possibilidade de atingir muitas pessoas, você não vai querer minimizar o alcance de seu anúncio tão abruptamente, mas isso é só para você ter uma ideia das possibilidades do geomarketing e de como ele vem se desenvolvendo rapidamente.
Se você gostou de entender o que é geomarketing e como aplicá-lo em sua empresa, siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+). Sempre temos o melhor conteúdo para o crescimento do seu negócio!
(Imagens: divulgação)