Sem dúvidas, há um mundo diferente antes e pós internet. Ela transformou toda a forma de comunicação e a globalizou.
Novas formas de trabalhar surgiram em todos os setores e toda a área que envolve o marketing também precisou passar por transformações para atender o cliente que agora faz parte ativamente das negociações.
Além disso, nessa nova perspectiva digital, tudo se transforma e evolui muito rápido e o inbound marketing, principalmente para empresas e negócios B2B, veio para mostrar esse dinamismo.
É sobre isso que vamos falar no post de hoje: o inbound marketing e sua a evolução no mercado B2B. Continue lendo!
A visão criada pelo Inbound Marketing
Por muito tempo, dentro das estratégias do marketing tradicional, se fazia o impossível para correr atrás do cliente, uma das únicas formas de vender era fazer com que ele viesse até o seu negócio.
O inbound marketing veio mostrar uma nova maneira de trabalhar, deixando de lado as velhas formas publicitárias para focar no uso de conteúdos relevantes para atrair o cliente, ou seja, fazer com que ele procure por sua empresa e pelos seus produtos ou serviços.
Vale lembrar que isso não quer dizer que o cliente feche a compra imediatamente, pelo contrário, muitas negociações são longas e mais complexas.
Mas, seguindo as estratégias do inbound marketing, é preciso satisfazer a curiosidade e a necessidade do cliente antes dele começar a negociar.
Mesmo que os conceitos sejam similares, as estratégias são muito diferentes numa perspectiva de mercado para o cliente final e para outras empresas.
O marketing B2B
Se você tem uma empresa e vende para outras empresas, as estratégias do B2B serão mais efetivas para conquistar novos clientes em relação as mais generalistas do inbound.
Caso você não esteja familiarizado com o termo, B2B significa business to business.
Dessa forma, marketing B2B quer dizer marketing feito de empresas para outras empresas, onde o objetivo não é o de alcançar o cliente final.
É preciso lembrar que uma vez que o seu cliente é uma outra empresa, ele tende a pensar de forma mais detalhada para efetuar uma compra, já que envolve processos e não apenas a emoção de um consumidor final.
Por isso, as estratégias de marketing B2B devem concentrar esforços em todo o processo de vendas.
Vale lembrar que, mesmo que as vendas sejam para outras empresas, sua comunicação deve ser voltada para pessoas, pois, são elas que estão do outro lado da negociação.
As estratégias do Marketing B2B
As estratégias do inbound marketing visam gerar tráfego qualificado, capturar leads e nutri-los com conteúdos relevantes, para que avancem na etapa da jornada de compra.
No marketing B2B essas ações podem ser:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo para empresas B2B é de fundamental importância, é ele quem gera tráfego para seu site de maneira escalável, através de conteúdos úteis e relevantes.
O conteúdo pode ainda educar o mercado e fazer sua marca tornar-se uma autoridade em determinado assunto, fazendo com que você seja a opção lembrada para determinada solução.
Vale reforçar a estratégia de materiais ricos, e-mail marketing, nutrição e automação de campanhas.
Redes Sociais
Muitas pessoas acreditam que o mercado B2B não pode se beneficiar das estratégias nas mídias sociais.
Mas, isso é um grande erro. É necessário analisar onde seus possíveis compradores estão e ter presença marcante.
O LinkedIn, por exemplo, é a maior rede social corporativa e é acessada por empreendedores de todos os segmentos que estão a procura de parceiros e talentos.
Fique atento! Não basta apenas mostrar a sua empresa, é preciso ter um bom planejamento para que outras empresas queiram conhecer melhor o seu negócio e suas soluções.
A evolução do Marketing B2B
Se engana quem pensa que o marketing B2B continua igual em relação a poucos anos atrás.
Ele não se limita a produção de conteúdos relevantes e nas atuações nas redes sociais.
Ele evolui exponencialmente e novas estratégias vêm ganhando visibilidade.
Entre elas citamos:
Co-marketing
Compartilhar é o verbo do momento e o marketing B2B cria essas oportunidades.
O co-marketing é um exemplo disso.
Sua empresa pode criar uma relação estratégica com outro negócio que possua o mesmo público alvo, mas que não seja seu concorrente direto.
Assim, parcerias de conteúdos, nutrição e até mesmo de materiais ricos podem aumentar seus leads e trazer mais oportunidades.
Causas sociais
Negócios que demonstram preocupação com causas sociais e com a sustentabilidade do planeta são mais bem vista pelo consumidor final e pelas empresas que compram o seu produto.
Por isso, apostar em ações sustentáveis e sociais pode fazer com que sua empresa ganhe uma grande visibilidade e viralize.
Quais as vantagens de utilizar Inbound Marketing no mercado B2B?
Se você trabalha no mercado B2B, sabe que muitos negócios são baseados em vendas complexas, consultivas e com alto custo de conversão.
As estratégias do inbound marketing usadas de forma correta contribuem para a diminuição de gaps na negociação.
Também aumentam o relacionamento com a marca e reduzem significativamente os custos de aquisição de clientes, o CAC.
Outro ponto positivo é que o conteúdo está à disposição do leitor de forma ininterrupta, portanto, à vontade de quem quiser acessá-lo a qualquer momento.
Muitas empresas já crescem de maneira significante com o inbound e utilizam essas estratégias para aumentar o faturamento, o ticket e também como instrumento de apoio a times comerciais e de suporte.
O marketing digital já ganhou tração no mercado e a cada dia que seu negócio fica de fora, é uma vantagem competitiva que você dá ao seu concorrente.
Entre em contato com a Web Bizz e otimize seus resultados através do inbound marketing.
(Imagens: divulgação)