O storytelling, que na tradução para o português significa “o ato de contar histórias”, é uma estratégia de marketing que vem sendo utilizada para aproximar e humanizar o relacionamento entre clientes e marcas.
Uma das melhores maneiras de se chamar a atenção das pessoas é a narração de algum fato que desperte a curiosidade e que gere o desejo de saber qual será o fim daquela história.
Normalmente as pessoas evitam apresentações técnicas, que quase sempre são longas e cansativas, levando quem assiste à exaustão.
Com uma história bem contada é diferente, porém, é necessário que ela seja dinâmica para ser capaz de transmitir emoções e assim cativar a audiência.
Nesse post vamos apresentar o que é storytelling e como utilizar essa estratégia em marketing B2B. Continue lendo e confira!
O que é storytelling?
Storytelling é uma estratégia de marketing que utiliza como base uma história que prenda a atenção do consumidor e que apresenta basicamente 3 elementos em seu enredo:
- vontade,
- obstáculo,
- ação.
Ela deve mostrar a caminhada de uma pessoa ou grupo social na conquista de seus objetivos, mostrando as dificuldades e as lutas pelos quais passaram até alcançar o objetivo final.
Geralmente é uma narrativa sobre superação e resiliência perante os percalços da vida.
Quais as vantagens de utilizar o storytelling na minha estratégia B2B?
As vendas B2B são aquelas feitas de empresas para outras corporações, ou seja, não envolvem diretamente o cliente final.
A grande vantagem em se aplicar o storytelling em suas vendas B2B consiste na ligação que a estratégia possibilita estabelecer com os consumidores, fortalecendo laços que podem acabar frutificando em bons negócios e gerando resultados para a empresa.
Apresentados de uma maneira leve, tais conteúdos costumam agradar aqueles que são expostos à mensagem, desde que tenham sido produzidos com bom gosto e qualidade.
Com essa aproximação com seu público possibilitada pelo storytelling, as vantagens para o seu negócio são muitas, como, por exemplo:
- aumento do engajamento nas redes sociais,
- fidelização de clientes,
- aumento no tráfego do site,
- crescimento das vendas,
- geração de autoridade para a empresa.
Como criar um storytelling?
O storytelling pode ser produzido utilizando alguns canais e técnicas, tais como:
- vídeo,
- texto,
- postagem em mídia social.
No entanto, é preciso que a história contada seja dinâmica, fazendo o visitante se interessar e desejar conhecer a narrativa até o final.
É importante que nessa história os produtos ou serviços prestados por sua empresa estejam envolvidos de alguma maneira e que se relacionem com o trajeto que o herói teve que atravessar até alcançar o que desejava.
Nunca precisamos tanto de um aspecto humano nas relações como atualmente, onde a tecnologia e o mundo digital predominam.
Apresentar histórias de superação de pessoas e as lutas diárias pelas quais elas passaram converte-se em um forte atrativo para atrair a atenção de clientes, fornecedores, funcionários e o público em geral.
Utilizar essa estratégia exige criatividade, dedicação e conteúdos que proporcionem um forte engajamento e conexão emocional com o público.
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(Imagens: divulgação)
O que é Storytelling e como utilizar essa estratégia em Marketing B2B?