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O que é neuromarketing e como utilizar essa estratégia no mercado B2B?
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O que é neuromarketing e como utilizar essa estratégia no mercado B2B?

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O neuromarketing auxilia a avaliar o impacto que um produto ou uma campanha estratégica pode causar no cérebro do consumidor.

O dinamarquês Martin Lindstrom, autor do best seller A Lógica do Consumo, afirma no seu livro que 85% das compras são decididas pelo subconsciente de quem está comprando.

De forma geral, para tomarmos uma decisão de compra nosso cérebro ativa três mecanismos que são:

  • a razão,
  • a emoção,
  • o instinto.

O neuromarketing busca compreender o funcionamento de cada um desses mecanismos durante essa ação.

Acompanhe nosso post e saiba como que os profissionais estão usando essa estratégia no mercado B2B.

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    O que é neuromarketing?

    Pode-se definir neuromarketing como o processo que ajuda a mapear as reações cerebrais do consumidor na hora em que esse está comprando ou ainda durante o período em que é estimulado através de uma campanha de marketing.

    Esse conceito é baseado no uso de três disciplinas, que são:

    • psicologia,
    • neurociência
    • marketing.

    Dessa forma, o neuromarketing visa compreender o funcionamento do cérebro buscando interpretar os desejos, o modo de pensar e o comportamento do consumidor, e pode ser utilizado tanto no mercado B2C como no B2B.

    Como utilizar neuromarketing no mercado B2B?

    O neuromarketing já está sendo usado por várias empresas para tornarem suas campanhas mais eficazes no mercado B2B.

    Ele pode ser aplicado em diversas áreas do marketing como:

    • branding,
    • design de produto,
    • publicidade em geral,
    • conteúdos,
    • campanhas e experiências online,
    • estratégias de marketing em geral.

    Faz parte das técnicas de neuromarketing:

    Gerar estímulos

    Sua empresa precisa gerar estímulos em seus clientes e esses podem ser criados por meio dos sentidos.

    Estudos apontam que:

    • a cor representa 85% da decisão de compra de um produto,
    • 90 segundos é o tempo que as pessoas levam para fazer um julgamento sobre um produto,
    • 90% da avaliação de um produto é baseada na cor.

    Por isso, o estímulo visual é uma das técnicas do neuromarketing para o mercado B2B.

    É importante lembrar que é preciso primeiro conhecer seu público para então elaborar as campanhas de acordo com o que faz sentido para ele.

    Invista na repetição

    Você já parou para pensar por quais motivos que a Coca-Cola é o refrigerante mais vendido no mundo?

    Existem vários fatores, o sabor, a embalagem, o preço e um outro que, por vezes, fica esquecido: a empresa nunca deixou de investir em marketing e ela está visível o tempo todo em todas as partes do planeta.

    A mente humana aprende com a repetição, por isso, por isso, insista em estratégias para que sua marca nunca fique esquecida.

    Ganhe a confiança do lead

    Experimentar e experienciar são verbos que se tornaram ações dentro do neuromarketing.

    Há quem ache que essas palavras devem fazer sentido apenas no mercado B2C e isso é um grande erro.

    Boas experiências levam as pessoas a recordarem outras lembranças agradáveis vivenciadas.

    Por isso, permita que a sua empresa seja uma facilitadora de bons momentos para o seu público.

    Isso pode ser realizado através de vídeos, imagens, conteúdos e, até mesmo, oferecendo amostra grátis ou testes com seus produtos.

    Há alguns anos, por exemplo, a Chrysler, fabricante de automóveis, resolveu analisar a sensação que os motoristas tinham ao dirigir um de seus modelos esportivos.

    O resultado foi interessante porque os condutores diziam que sentiam excitação e alegria, e, com as técnicas do neuromarketing, foi identificado que eles estavam envolvidos em uma sensação de poder.

    Portanto, outra dica é: avalie o seu público alvo e promova boas experiências entre a sua empresa e a dele!

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    (Imagens: divulgação)

    O que é neuromarketing e como utilizar essa estratégia no mercado B2B?

     

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    janeiro 15, 2020
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