Entender quais são as diferenças entre as principais redes sociais traz um posicionamento mais estratégico de seu negócio no ambiente virtual. Afinal, já são muitas as plataformas e as finalidades a que se dispõem.
Saber das peculiaridades de cada uma delas possibilita maior sabedoria em sua utilização. Se quer entender melhor como se beneficiar de cada rede social, continue lendo e aprenda!
Qual o objetivo das principais redes sociais?
Primeiro é interessante esclarecer quais redes sociais consideramos como as principais para um negócio. Hoje, podemos dizer que são o Facebook, o Instagram, o Twitter e principalmente o LinkedIn.
Em linhas gerais, o objetivo de todas elas é promover o contato entre pessoas, mas também oferecer possibilidades diferenciadas para que empresas estejam próximas dos milhões de usuários que fazem uso diário e constante dessas mídias.
Abaixo, vamos expor rapidamente qual é o objetivo de cada uma delas. Confira!
É a rede social com maior número de usuários no mundo. Só no Brasil a marca já ultrapassa os 139 milhões e é impensável que você dispense o Facebook em suas estratégias.
O seu uso é bastante difuso, já que permite não só a conexão entre pessoas mas a criação de comunidades virtuais para os mais diversos fins, desde a busca de produtos até o compartilhamento de séries de entretenimento.
O Instagram é uma rede social predominantemente visual, ou seja, o meio de atingir seu público será predominantemente por imagens — é possível também postar vídeos ou textos chapados nos stories.
Seu apelo visual permite que se crie uma sensação de intimidade com o público que é bastante estratégica para o posicionamento da marca. Postando conteúdos dos bastidores do seu negócio, você aproxima a audiência e consegue persuadi-la, por exemplo.
O Twitter é uma rede social dedicada a posts curtos, por isso invista em conteúdo atualizado e relevante com uma chamada potente e criativa que seja capaz de chamar a atenção do usuário em meio a tantos outros tweets.
O LinkedIn é uma rede social focada em estabelecer o contato entre profissionais. O caráter superficial que às vezes pode predominar no Facebook não acontece nela. Esse aspecto mais sério do LinkedIn promove ações muito mais acertadas com essa audiência.
Alguns recursos extras oferecidos por pacotes pagos dessa rede permitem que se encontre os melhores profissionais e empresas, assim como anúncios assertivos para o público correto.
Qual o público e o real uso de cada rede social?
As redes sociais que elencamos se dividem basicamente em dois tipos principais: o de relacionamento (Facebook, Twitter e Instagram) e o de nicho (LinkedIn).
Isso significa que os usuários das redes de relacionamento buscam uma experiência diferente daqueles que vivenciam as de nicho. Inclusive, muitos utilizam as redes de relacionamento como entretenimento, o que influenciará na forma como você se dirige ao público.
Não é à toa que posts humorísticos podem viralizar nas redes de relacionamento mas dificilmente aparecerão em uma plataforma como o LinkedIn. Pense nisso a fim de agir estrategicamente em cada uma delas e obter o melhor resultado.
Como funciona a monetização da rede?
Cada uma dessas redes oferece formas de você criar anúncios e impulsioná-los pagando por esse alcance. Inclusive, é possível replicar uma propaganda veiculada no Facebook para o Instagram, por exemplo.
Todas essas redes oferecem possibilidades de segmentação por meio da tecnologia de geoprocessamento e monitoramento das preferências dos usuários nas redes. Assim, você consegue determinar qual o público-alvo do seu anúncio com assertividade.
Quais tipos de empresas se dão melhor nessas redes?
O que determinará o sucesso das empresas será a forma como utilizarão esses meios. Porém, é fato que redes como o LinkedIn podem trazer resultados melhores para empreendimentos B2B devido ao seu caráter profissional.
O Twitter costuma funcionar bem para blogs, chamadas para posts de conteúdo e sites de notícia por conta do perfil ágil e informativo dessa rede.
O Facebook e o Instagram oferecem um contato mais próximo com o consumidor e as estratégias devem considerar esse aspecto para trazerem mais resultados.
Se gostou de saber quais são as diferenças entre as principais redes sociais, compartilhe esse post e faça com que mais pessoas aprendam sobre o assunto!
(Imagens: divulgação)