Em 2006, em uma época em que o Youtube ainda engatinhava e o Orkut dominava a internet do país, a atriz Maria Alice Vergueiro já fazia sucesso em um dos primeiros viriais da web brasileira: o vídeo Tapa na Pantera — que até hoje muita gente não sabe que se tratava de um curta-metragem de ficção. Mas o que essa produção tinha para ser tão compartilhada? Qual é o DNA de um conteúdo viral?
Bem, apesar de esse ser um dos mistérios ainda não solucionados da publicidade, hoje já sabemos de alguns caminhos que normalmente esses materiais tomam para se tornar sucessos. Quer saber quais são alguns deles? Então confira!
Tenha uma opinião
Com mais de 55 milhões de visualizações, o vídeo da campanha Love Has No Labels, da ONG Ad Council, mostra o poder das opiniões em tempos de internet. E no Brasil também tivemos o nosso case de sucesso. A campanha do Boticário para o dia dos namorados de 2015, além de ter sido um dos conteúdos mais assistidos do ano — mais de 3 milhões de views até agora —, também foi um dos mais comentados nas redes sociais, gerando conversas dentro e fora da internet.
A mensagem precisa ser simples
Uma imagem de um vestido publicada em fevereiro foi o suficiente para que milhões de pessoas ao redor do mundo passassem horas conversando — leia-se “discutindo” — sobre a verdadeira cor daquela roupa. E, ao contrário da resposta para ele poder ser azul e dourado ao mesmo tempo, o segredo desse viral é o fato dele ser simples.
Existe uma foto e uma pergunta que pode ter várias interpretações ou visões. Pronto.
Não deixe o seu conteúdo com cara de propaganda
Premiada em Cannes em 2015, a campanha #LikeAGirl, da linha de produtos femininos Always é um bom exemplo de conteúdo publicitário que, além de ter uma (grande) opinião, também é simples e não tem cara de propaganda. Característica que também está presente no sangue de quase todos os virais.
Seja breve
No meio digital não dá para gastar muito tempo para passar uma mensagem. Lembre-se de que estamos lidando com uma geração acostumada com os 140 caracteres do Twitter, as fotos instantâneas do Snapchat — uma das tendências de rede social para o marketing digital em 2016 — e os vídeos de 6 segundos do Vine. Portanto, para conversar com esse público, é mais do que necessário ter uma mensagem direta, que consiga mostrar a que veio em poucas palavras.
Não por acaso, ações simples e com poucas etapas, como mudar o avatar do Facebook ou usar uma hashtag em promoções, costumam fazer muito sucesso e angariar vários participantes.
Com poucas palavras, mas com muito poder, todo conteúdo viral contém um pouco daquilo que pensamos ou daquilo que nos diverte. Não por acaso, gostamos tanto de compartilhá-lo por aí com outras pessoas. Por isso, quando for pensar no material da sua campanha, não se esqueça dos exemplos que mostramos por aqui.
Gostou do nosso artigo? Quer saber um pouco mais sobre conteúdos virais e marketing digital? Então baixe o nosso eBook gratuito “Marketing Viral da Teoria à Prática“, clique aqui.