Hoje já se tornou lugar comum falar da importância do meio online para negócios diversos e, certamente, ele deve ser aproveitado para a sua empesa. Entender como desenvolver estratégia nas redes sociais em 5 passos fará uma grande diferença no momento de criar o planejamento do seu marketing digital.
Abaixo, de maneira clara e simples, algumas dicas o ajudarão a elaborar um planejamento estratégico para tirar proveito desse excelente recurso e potencializar as suas ações no ambiente virtual. Confira!
1. Saiba o que está fazendo nas redes sociais
Vamos começar por uma questão básica que nem todos compreendem: saber o que está fazendo nas redes sociais. O sucesso de um negócio depende apenas dele mesmo, portanto, não espere que um alto número de seguidores alavanque as redes sociais da sua empresa. É necessário investir no conteúdo oferecido e se atentar aos resultados constantes.
De nada adianta adicionar ou ser adicionado por muitas pessoas se as publicações não interessam a elas ou não geram qualquer retorno a curto ou longo prazo. Por isso, defina seu público-alvo e saiba o que busca: divulgar sua marca, produzir conteúdo, vender mais etc. Tudo isso pode fazer parte das suas metas se for bem planejado.
2. Defina metas e objetivos
Não existe marketing sem planejamento, muito menos, estratégia sem definição de metas e objetivos. Depois de saber por qual motivo a sua empresa está nas redes sociais, é necessário analisar as possibilidades de avanço e como fazê-lo.
Por exemplo, você pode almejar aumentar os seguidores, conseguir mais engajamento dos clientes, vender mais produtos etc. Para tanto, precisa evitar objetivos vagos como “vender mais” para obter algo claro e conciso. Abaixo elencamos alguns exemplos, veja:
- aumentar as vendas em 300% no período de 6 meses;
- captar ao menos 80 novos leads mensalmente;
- ampliar o alcance das postagens em 500% no trimestre.
Fuja da abstração e trabalhe com dados quantitativos para trazer resultados reais à sua empresa.
3. Mensure as suas métricas
Só é possível saber se está indo na direção certa se acompanhar os passos dados, certo? Para isso, é primordial analisar quais ações estão cumprindo com os objetivos para que você seja capaz de fazer ajustes e otimizar sua estratégia quando necessário.
A identificação de problemas acontece nesta etapa, então, determine de quanto em quanto tempo fará essa avaliação — semanalmente, mensalmente, semestralmente — e utilize ferramentas como o Google Analytics para reunir, comparar e medir os resultados.
4. Adote uma linguagem padrão para os posts
A linguagem é a principal ferramenta de estratégia nas redes sociais. Os resultados serão efetivos quando a interação entre empresa e consumidor for concisa. Dessa forma, comunicar-se com uma linguagem própria fará seu negócio se destacar aos olhos dos usuários.
Defina a linguagem mais adequada ao público-alvo e a utilize em todas as postagens. Caso contrário, a falta de padrão poderá dispersar os consumidores, fazendo sua empresa perder tempo, energia e dinheiro.
5. Tenha um calendário editorial
Todas as dicas dadas até agora devem ser trabalhadas em conjunto com um calendário editorial. Durante o processo de planejamento, estabeleça datas comemorativas para postagens especiais. Depois, no desenvolvimento da estratégia, marque dias e horários em que há mais interação, retorno e resultados.
A frequência de posts deve ser controlada com o objetivo de manter o interesse de seus clientes e aumentar números a cada período. Para consolidar sua marca, atente-se ao que é importante nas redes sociais e faça bom-uso.
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(Imagens: divulgação)