O começo do ano é um período fértil para pensar em novas ideias. Para isso, temos em nosso favor as lições tiradas do ano anterior, o que ajuda a entender o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado em termos de resultados. Essas informações são fundamentais para fazer o planejamento de marketing digital para o novo ano e, assim, alinhar com antecedência as ações que serão desenvolvidas.
Para mostrar como esse planejamento pode ser feito, listamos abaixo alguns itens de suma importância para definir as melhores ações de marketing digital.
Busque informações sobre o seu mercado
O mercado muda cada vez mais rápido. Muitas vezes, o que era tendência de marketing em um ano deixa de ser no seguinte, além do surgimento de várias ferramentas inovadoras que exigem do empreendedor uma visão aguçada sobre o que está acontecendo na sua área de atuação.
Sem esses dados, fica complicado definir qual linha seguir. Então, o primeiro passo para fazer um bom planejamento de marketing digital está na consistência dessas informações.
Defina uma frequência de publicações
Uma estratégia de marketing digital vencedora exige uma boa frequência de publicações em blogs e redes sociais, afinal, isso faz parte de um processo interativo eficiente.
Para não correr o risco de se perder nessa tarefa ou ter que abandoná-la no meio do caminho, é fundamental definir a frequência com que essas publicações serão feitas. Isso ajuda a otimizar o processo, seja ele feito internamente, seja com uma agência parceira.
Verifique as melhores estratégias
Com base nos resultados do ano anterior, bem como nos planos futuros, é necessário verificar e escolher as melhores estratégias para serem realizadas em 2018. Essa escolha passa por uma análise interna em relação ao que foi usado e os resultados obtidos, bem como uma análise externa para ver as melhores opções existentes para cumprir a sua demanda.
Escolha os melhores canais
A definição da estratégia também requer a escolha dos melhores canais e ferramentas. Se a sua estratégia é interagir mais com o público, as redes sociais podem ser uma boa pedida, por exemplo.
Se quer trabalhar com uma oferta de produtos mais direta, o e-mail marketing é uma boa escolha. Esses dois exemplos mostram que, para a definição ser precisa, é necessário saber que tipo de público se planeja alcançar. Dessa forma, fica mais fácil fazer a escolha correta dos canais.
Defina as metas
Para que as ações contidas no planejamento de marketing digital possam ser colocadas em prática com sucesso, é fundamental definir metas de atuação.
Por meio delas, fica mais fácil fazer um controle e realinhar o planejamento conforme o cenário encontrado. As metas também são muito importantes para visualizar como os resultados planejados serão alcançados.
Uma dica para deixar esse trabalho mais organizado é dividir as metas conforme os objetivos, por exemplo, metas para divulgar o serviço X ou o serviço Y. Com essas dicas, você já sabe como fazer um planejamento de marketing digital para 2018 e colher melhores resultados com essa prática.
Esse é um assunto de alta relevância para as empresas. Que tal ajudar a compartilhar este artigo nas redes sociais? Contamos com você nessa missão!
(Imagens: divulgação)