Indústrias de todos os setores já se conscientizaram dos benefícios do inbound marketing e usam de suas estratégias para valorizar suas marcas e conquistar clientes.
Por muito tempo, a publicidade era dirigida a todo o público de forma geral, como os comuns anúncios de jornais, revistas e TV.
Assim como vários outros segmentos, a indústria se utilizava desses recursos para atingir seus consumidores.
A chegada da internet mudou a forma de alcançar o cliente e, com ela, o marketing também teve grandes alterações no seu método de trabalhar.
Isso quer dizer que, por muito tempo, as pessoas tinham sua atenção desviada daquilo que estavam fazendo para serem informadas de algo que nem sempre estavam interessadas, por meio das tradicionais propagandas.
O inbound marketing veio mostrar que atrair o público é diferente de enchê-lo de informações pelas quais ele não se interessa e não solicitou.
Dentro desse contexto, nesse post selecionamos 5 benefícios do inbound marketing para a indústria nas suas estratégias para atrair e conquistar o seu cliente, continue lendo e confira!
5 benefícios do inbound marketing para a indústria
A internet mudou a forma de se comunicar, de buscar informação e de comprar.
Tanto as empresas, como os compradores estão conectados buscando saber mais sobre o produto que satisfaça sua necessidade.
Isso quer dizer que, através do marketing digital, não são mais as empresas que correm atrás do cliente de porta em porta.
Além disso, os benefícios do inbound marketing para a indústria são:
Atrair clientes qualificados para sua indústria
Para compreender a força do inbound marketing, é preciso dizer que 93% dos clientes que compram online iniciam o processo pesquisando em sites de busca como o Google.
Clientes B2B têm o mesmo comportamento. Grande parte deles também realiza pesquisa de compras antes de fazer qualquer contato para iniciar uma negociação.
Um dos benefícios do inbound marketing é exatamente suprir essa necessidade.
Por meio de conteúdos relevantes, a indústria aparecerá nos serviços de buscas e atrairá clientes qualificados para a sua página.
Qualificar os clientes que ainda não estão prontos para comprar
Outro benefício do inbound marketing é a possibilidade de transformar um visitante da sua página, que ainda não está pronto para comprar, em um cliente ativo da sua empresa.
Novamente entra em ação os materiais com conteúdo de qualidade que atendam às expectativas e necessidades de seu cliente potencial, fazendo-o avançar na jornada de compra e atraindo o interesse dele para o seu produto, mesmo que de forma sutil e indireta.
A sequência de informações, através de fluxos de nutrição e automação de marketing, detalhando os benefícios e apresentando soluções para atender as necessidades do seu contato, podem transformá-lo num cliente qualificado, a partir do momento que ele identifica a sua indústria como a solução ideal para a necessidade que talvez ele nem sabia que tinha.
Reduzir os custos de operação comercial
A redução de custos é um dos mais importantes benefícios do inbound marketing para a indústria.
Dados apontam que o inbound marketing custa em média 62% menos, comparado com outras formas de publicidade aplicadas no marketing convencional.
Isso quer dizer que a indústria economiza, se moderniza, ganha mais visibilidade e autoridade e consegue descobrir onde o seu cliente está e o que ele precisa.
Além disso, a indústria também pode economizar com as tradicionais despesas com vendedores que ganha outro papel, já que os esforços em prospectar diminuem dando espaço ao atendimento e qualificação da demanda originada pelo inbound marketing.
Educar o mercado
As técnicas de marketing para vendas mudaram. Não se empurra mais um produto por meio de ações forçadas para compra.
É preciso criar uma relação de confiança entre sua indústria e o seu potencial consumidor.
Muitas vezes, seu cliente não está pronto para compra por falta de maturidade, ou seja, não entende a necessidade da sua solução e, por conta disso, não vê valor.
Na medida em que sua empresa se apresenta ao mercado pelas vias digitais, mostrando conteúdos relacionados e contextualizados para o mercado que atende, a sua marca ganha confiança do comprador.
Isso elimina os tradicionais processos de devolução, desistência em cima da hora, e outros impedimentos, porque ele já conhece o seu produto e confia na sua marca.
Cliente educado fecha negócios com mais segurança e o inbound marketing é essencial para estratégias voltadas a vendas mais saudáveis e retenção de clientes.
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(Imagens: divulgação)
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