Dentro do Inbound Marketing de qualquer empresa, a gestão de leads é atividade contínua e estratégica. Afinal, a metodologia atrai possíveis clientes de forma a educar esses perfis desejáveis. Fazer com que a quantidade de leads seja escalável e constantemente otimizada melhora o trabalho dos times de marketing e de vendas.
Ao conseguir um número crescente de leads, criam-se mais chances de conversões e de aumento da amostragem — quais iniciativas têm maior aceitação e quais precisam de ajuste —, fazendo com que a equipe se aproxime da persona e alinhe todas as ações com as expectativas dela de maneira mais certeira.
Nessa perspectiva, trazemos 5 dicas imperdíveis de gestão de leads para empresas B2B (Business to Business) que vão ajudar você a potencializar os resultados do seu negócio. Então, continue a leitura e confira!
1. Garanta a qualidade na gestão de leads
Não raramente, é possível perceber que os leads são a razão do sucesso ou do fracasso de uma estratégia. Quantidade é um fator importante? Sem dúvida. Contudo, a qualidade desses contatos é determinante para os objetivos da empresa.
Pouco adianta ter uma base imensa que não gera negócios. Por isso, a forma de atrair esses possíveis clientes é imprescindível: formatos, canais e abordagens certas trazem as vendas tão desejadas.
Dentro da realidade do B2B, a dificuldade tende a ser maior, pois as negociações são racionais, baseadas em contatos frequentemente mais formais. Assim sendo, o segredo está em se tornar parceiro das marcas.
2. Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo
Já teve aquele amigo que só fala de si e transforma qualquer conversa em um monólogo do que ele gosta, prefere ou quer? Pois é, marcas podem cometer o mesmo erro.
O marketing de conteúdo ajuda os negócios a falarem sobre os interesses e as dúvidas do cliente, transformando o que ele quer no centro de toda a interação. Você conhece os dilemas da sua persona? Informar a solução da empresa e de que forma ela pode auxiliar é consequência de um relacionamento baseado em compartilhamento de informações relevantes.
3. Crie materiais ricos em parcerias
Desenvolver e distribuir materiais ricos em parceria com empresas que atendem a mesma persona — com produtos complementares e não concorrentes ao da sua marca — aumenta a quantidade de pessoas impactadas pela ação.
Dentre os materiais ricos estão e-books, videoaulas, webinars e apresentações que valorizam o know-how da marca de forma a auxiliar a persona. Unir esforços com outras empresas contribui para que a receptividade de novos leads seja mais rápida e eficiente, na medida em que se vale da confiança já preestabelecida pelo parceiro e vice-versa.
4. Converta por meio de landing pages
As páginas que contêm formulários a serem preenchidos com dados são ferramentas importantes para uma gestão de leads eficiente. O download de materiais ricos deve ser disponibilizado por meio delas, de forma a aumentar a base de contatos.
Vale lembrar que realizar testes para entender o layout que mais converte e criar diferentes versões com informações complementares para perfis já existentes são maneiras de otimizar essa ação.
5. Seja ativo no LinkedIn
Por ser a maior rede profissional do mundo, o LinkedIn possui características singulares. A busca por negócios e informações são motivadores do sucesso da rede social. Participe e distribua os conteúdos desenvolvidos nos grupos, respeitando o contexto para ser relevante e ter resultados positivos pela iniciativa.
Além disso, invista em anúncios no LinkedIn Ads (o leilão é determinado pela competição pelo público específico) e se beneficie dos filtros para chegar até os profissionais exatos que decidem pela compra da sua solução.
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(Imagens: divulgação)