Entender o que é Account-Based Marketing pode trazer uma nova abordagem à maneira como você gere os seus negócios, proporcionando melhores resultados por meio de ações mais estratégicas.
Esse modelo de marketing focado em contas específicas pode aumentar a lucratividade do seu empreendimento além de desenvolver uma relação mais frutífera e próxima com alguns de seus clientes.
Se quer entender melhor como isso funciona, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.
O que é Account-Based Marketing e como funciona?
Account-Based Marketing ou Marketing baseado em contas é um modelo de marketing focado em contas específicas da sua clientela. Ele busca desenvolver uma relação otimizada com os seus melhores clientes a fim de gerar melhores resultados e não desperdiçar oportunidades.
Com isso, em vez de desenvolver apenas ações generalistas, você passa a agir estrategicamente com aqueles clientes que merecem esse tratamento diferenciado.
Quais os benefícios do Account-Based Marketing (ABM)?
Por meio dessa abordagem personalizada a alguns consumidores, empresas que utilizam o Account-Based Marketing (ABM) têm multiplicado o seu Retorno Sobre Investimento (ROI).
Além disso, conforme relatório do ITSMA, 85% dos especialistas em ROI consideram essa uma das melhores estratégias do marketing atual, sobretudo para empresas Business-to-Business (B2B) nas quais as tomadas de decisão dos clientes são geralmente feitas por um grupo de pessoas e não individualmente como pode acontecer no Business-to-Consumer (B2C).
Como aplicar o Account-Based Marketing?
Existem certas questões a serem consideradas se você quiser aplicar o Account-Based Marketing em seu negócio. Logo abaixo elencamos um passo a passo que você pode seguir para realizar isso, veja:
- avalie quais contas devem ser consideradas: saiba quais contas geram melhores resultados bem como as que podem ser as mais promissoras;
- entenda como elas funcionam: se a ideia é personalizar as ofertas e modelo de negócio, então é importante enxergar suas especificidades;
- crie conteúdo personalizado: o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado nesse processo, utilize-o para valorizar essa relação no ABM;
- estipule quais canais utilizar: alguns clientes são heavy-user de internet, outros nem tanto, saiba por qual via interagir com eles;
- promova o seu Account-Based Marketing: não adote uma postura acomodada e deixe claro ao seu cliente essa nova relação;
- acompanhe as métricas e se adapte: não existe marketing sem planejameno e acompanhamento dos resultados, use isso a seu favor.
Agora que já tem uma ideia de como aplicar isso, prossiga com a leitura para compreender para qual tipo de negócio esse tipo de marketing é indicado.
Qual tipo de negócio é indicado?
Conforme explicávamos em outro tópico, o Account-Based Marketing (ABM) é muito indicado para os modelos de empreendimento Business-to-Business (B2B), ou seja, empresas que vendem para empresas.
Se esse é o seu caso, saiba que pode se beneficiar bastante dessa estratégia. O motivo disso é que a tomada de decisão nesse tipo de relação comercial é muito criteriosa e se você agir de maneira generalista não conseguirá alcançar a lucratividade que almeja.
Saiba ainda que a internet pode ser uma excelente aliada nesse processo e a seguir vamos lhes explicar melhor isso. Confira!
Como o ABM se relaciona com o Inbound Marketing?
Geralmente, se tem uma ideia errônea de que o marketing digital, sobretudo quando falamos em inbound marketing, tem uma relação mais direta com o modelo Business-to-Consumer (B2C), ou seja, empresas que vendem para o consumidor final.
Saiba que a verdade não é bem essa e você pode muito bem utilizar o inbound marketing para obter excelentes resultados no Account-Based Marketing. A razão para isso é que as empresas B2B também estão fortemente presentes na internet e em contato umas com as outras, sendo amplamente possível você utilizar desse contexto para alcançar os resultados almejados.
O mundo dos negócios vem se transformando rapidamente e acompanhando as mudanças gerais do mundo globalizado e hiperconectado. Faça uso das informações dadas nesse post para aproveitar o melhor esse panorama e trazer os desdobramentos desejados ao seu empreendimento.
Se gostou de saber o que é Account-Based Marketing, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais. Muitas empresas ainda precisam se adequar a esse novo modelo a fim de alcançar melhores resultados.
(Imagens: divulgação)