Gerar tráfego, autoridade e leads é o grande objetivo de todo blog e uma nova tendência surge para otimizar essas possibilidades, trata-se do Topic Clusters, uma maneira inteligente de organizar conteúdos, melhorar o SEO e atrair público.
Os blogs, tanto B2B quanto B2C, precisam atrair usuários e, muito além de apresentar conteúdos de relevância e qualidade, é necessário que os posts sejam facilmente encontrados.
Para isso, existe o SEO, técnicas de ranqueamento nos motores de busca, que colabora substancialmente na geração de tráfego, no entanto, uma nova estratégia na área passou a ser utilizada com excelentes resultados.
O Topic Clusters é uma forma de organizar o blog e os conteúdos de tal maneira que eles fiquem relacionados em grupos.
É importante saber que as ferramentas de busca também se aprimoram e muito mais do que apenas localizarem as palavras-chave, elas já há algum tempo posicionam os conteúdos tomando por base a relevância e a profundidade dos assuntos abordados.
Se você ficou interessado nesse assunto, continue lendo nosso post e saiba o que é e qual a importância da utilização do Topic Clusters nos blogs B2B!
O que é Topic Clusters?
Topic Clusters é uma estratégia de SEO que tem por objetivo deixar os posts organizados em torno de um grupo específico que possua um tópico principal.
Se você acessar um blog, perceberá que muitos conteúdos se misturam e não existe uma organização dos assuntos.
Geralmente, quando você quer acessar um conteúdo, o primeiro passo é tentar localizar o seu assunto predileto acionando as categorias, onde, mesmo assim, a sequência não está organizada, uma vez que algumas delas são bastante extensas e tratam de diversos assuntos.
O Topic Clusters entra exatamente como uma estratégia para resolver essa questão de organização, centralizando os conteúdos dentro de um único post e ofertando novos artigos através de linkagem interna.
Como utilizar a estratégia de Topic Clusters?
Para facilitar o entendimento, usaremos um exemplo de uma empresa que deseja apresentar seus produtos, serviços e conteúdo a respeito do mercado através do blog, utilizando a estratégia de Topic Clusters.
Vamos supor que essa empresa atue na área de fabricação de bebidas e seus clientes sejam lojas especializadas no ramo.
Vamos às atividades que precisam ser cumpridas por ela e por qualquer outro negócio que queira usar essa estratégia:
1. Defina uma página pilar
A página pilar é aquela que abrange o conteúdo na totalidade, sem entrar no nível de detalhes, normalmente é o post que utiliza uma palavra-chave de um tema bastante vasto.
No nosso exemplo poderia ser: “Sabores dos vinhos internacionais: conheça-os!”, onde a palavra-chave seria: vinhos internacionais.
2. Encontre conteúdo relacionado
A partir do post pilar, onde ficou aberto uma série de assuntos a serem tratados, definem-se então os conteúdos relacionados e que poderão fazer links com essa página.
Alguns exemplos de conteúdos para vinhos internacionais seriam:
- vinhos franceses,
- vinhos alemães,
- vinhos italianos,
- vinhos portugueses,
- vinhos chilenos,
- vinhos californianos,
- vinhos sul africanos,
- tipos de uvas utilizadas nos vinhos,
- melhores regiões vinícolas do mundo,
- como apreciar um bom vinho.
3. Produza os conteúdos
Definidos os assuntos, é hora de se produzir os conteúdos.
O conteúdo do post pilar estará abrangendo uma série de temas, portanto, deve ser trabalhado em um formato maior, apesar de não ser tão detalhado, instigando as pessoas a buscarem por mais informações a respeito de cada assunto.
Já os conteúdos relacionados, que serão linkados, devem ser trabalhados nos detalhes de cada assunto.
Nesses casos, o indicado é a utilização de palavras-chave de cauda longa (aquelas maiores e com menos procura) nos posts correspondentes aos clusters definidos.
Podemos voltar ao exemplo: o post “Conhecendo as melhores regiões vinícolas do mundo” poderia ter como palavra-chave “melhores regiões vinícolas do mundo”.
Isso reduziria bastante o número de concorrentes na disputa por um melhor posicionamento nos sites de busca em relação à palavra “vinhos internacionais”.
4. Foque nos links internos
É fundamental que não sejam esquecidos os links internos para que a estratégia de Topic Clusters realmente funcione.
O post pilar deve direcionar os leitores para os diversos conteúdos específicos e o contrário também precisa ser feito.
Isso demonstra para os sistemas inteligentes dos mecanismos de busca que o conteúdo dos seus posts possuem profundidade e relevância, bem como são interligados, o que irá classificá-los melhor para o ranqueamento.
Se você ainda possui alguma dúvida com relação aos Topic Clusters ou deseja o apoio de especialistas no assunto para ajudá-lo a buscar as melhores alternativas em marketing digital, entre em contato com a Web Bizz, uma empresa especializada na produção de conteúdos!
(Imagens: divulgação)
Topic Clusters: o que é e qual a importância em blogs B2B?