Se você quer saber mais sobre automação no marketing B2B e como implementar tal estratégia na prática em sua empresa, certamente este post trará algumas dicas e respostas para o seu negócio.
Afinal, nele, trouxemos algumas informações essenciais sobre a importância de automatizar algumas ações e mensurar resultados de suas campanhas B2B, possibilitando assim escalar novas oportunidades e atrair mais clientes em larga escala de forma inteligente e estratégica.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos! Boa leitura!
Afinal, o que define a automação de marketing?
Como o próprio nome já sugere, o termo automação de marketing se refere à capacidade de executar e acompanhar ações e resultados de uma campanha por meios tecnológicos, automatizados e com base em dados.
Afinal, hoje, isso se torna completamente viável e possível a partir de ferramentas avançadas e específicas para este fim.
Em outras palavras, podemos dizer que a automação de marketing se dá através de softwares especializados capazes de definir e monitorar qualquer ação estratégica de uma empresa, tais como disparos de e-mails, agendamentos de postagens nas redes sociais, publicações de blogposts, captação de leads, acompanhamento de resultados etc.
E por que essa estratégia é importante no setor B2B?
A automação no marketing B2B é fator essencial para se conseguir escalar negócios e atrair novas oportunidades com mais transparência e direcionamento das estratégias.
Afinal, como bem se sabe, fazer marketing neste mercado ainda é um desafio para muitas empresas, tendo em vista a complexidade sobre a geração de leads qualificados e a própria necessidade de uma abordagem mais técnica e direcionada com a persona.
Em outras palavras, implementar a automação no marketing B2B pode ser um fator crucial para a sua empresa construir uma campanha mais certeira e focada nas necessidades de seu público, evitando por exemplo, desperdícios de recursos e tempo com ações ineficazes, com uma comunicação ineficiente e com estratégias que não geram resultados práticos no dia a dia.
Por fim, a automação no marketing B2B pode facilitar questões como:
- Definição de quais ações e estratégias devem ser implementadas;
- Quais delas geram menos ou mais resultados práticos;
- Que tipo de abordagem é o melhor a ser realizado com a persona;
- Quais são os resultados gerados pela campanha;
- Quais atividades podem ser automatizadas.
Quais as vantagens da automação no marketing B2B?
De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina, usam alguma ferramenta de Automação de Marketing hoje.
E isso se torna óbvio, visto o aumento da competitividade e de uma necessidade crescente que as empresas têm em se diferenciar uma das outras em seus mercados de atuação, buscando constantemente alternativas e estratégias para atrair mais leads e aumentarem suas oportunidades de negócios.
Mas para entender melhor quais são os benefícios práticos agregados pela automação no marketing B2B, podemos destacar os seguintes pontos. Confira!
Agilidade nos processos
Indiscutivelmente, o primeiro ganho prático sobre a automação no marketing B2B se refere à agilidade nos processos, tendo em vista que muitas atividades e ações passam a ser automatizadas nesse contexto.
Então, por exemplo, aspectos como disparos de mensagens, direcionamento de estratégias, comunicação e separação de atividades podem ser complemente otimizados por meio tecnológico, atingindo a uma fatia muito maior de leads e contatos de forma automática e sem a necessidade de interferência manual.
Maior produtividade das equipes
Complementando o benefício anterior, a automação no marketing B2B garante também mais disponibilidade de suas equipes focarem muito mais no estratégico do que do operacional propriamente dito.
Em outras palavras, o seu time terá mais tempo para atividades realmente importantes para suas campanhas e, consequentemente, poderá aumentar a produtividade com ações e estratégias direcionadas.
Redução de falhas
Outra vantagem indiscutível sobre a automação no marketing B2B se refere à redução de falhas, em especial, se compararmos às atividades manuais e operacionais.
Afinal, estamos lidando com mais tecnologia e ferramentas altamente capacitadas para a realização de ações automatizadas e em larga escala, o que seria até impossível para a capacidade humana em certas ocasiões.
Melhor desempenho no funil de vendas
Um ponto a ser destacado na automação de marketing B2B se refere à melhoria no desempenho do funil de vendas de sua empresa.
Afinal, no mercado B2B, a jornada de compra do cliente muitas vezes requer planejamentos e organizações muito mais apuradas e com etapas ainda mais específicas.
Portanto, a automação desses processos é fator essencial para otimizar as conversões, melhorar a comunicação e aplicar estratégias mais direcionadas a cada estágio do funil.
Como aplicar tudo isso na prática?
Como bem destacamos, hoje, basicamente, a automação de marketing B2B se faz a partir de softwares e plataformas específicas para este fim. E o mercado está cheio delas!
No entanto, algumas ganham mais destaque neste cenário, justamente por abrangerem mais funcionalidades e garantirem resultados muito mais satisfatórios aos seus usuários, como é o caso da RD Station, considerada uma das ferramentas mais completas e dinâmicas nessa modalidade.
Na prática, a RD Station proporciona uma gestão ampla e abrangente de todas as ações de uma campanha de Marketing B2B, garantindo benefícios práticos, tais como:
- Criar campanhas mais direcionadas e estratégicas;
- Integrar informações de marketing e de vendas em um só lugar;
- Construir jornadas personalizadas e gerar resultados em escala;
- Melhorar a comunicação de sua equipe com seus clientes;
- Monitorar toda a jornada de compras do lead;
- Organizar e personalizar os seus funis de vendas;
- Acompanhar o engajamento de suas ações;
- Gerar leads qualificados;
- Emitir relatórios analíticos.
E por que contar com uma agência especializada em Marketing B2B?
Além de contar com uma boa plataforma de automação de marketing B2B, como a RD Station, a sua empresa deve investir também na parceria com uma agência especializada neste mercado.
Afinal, ainda que a ferramenta otimize muitas ações e atividades, a definição estratégica de sua campanha deve ser feita e elaborada por profissionais qualificados. Além disso, será a agência responsável por manusear e usufruir melhor de cada funcionalidade disponível no software.
A Web Bizz, por exemplo, é uma agência especialista em soluções de marketing B2B e utiliza a RD Station como ferramenta de automação, gerando resultados satisfatórios e permitindo a escalada de negócios em grandes proporções para seus clientes e parceiros.
E se você quer saber mais sobre o tema e como implementar a automação no marketing B2B em sua empresa, não deixe de conhecer mais sobre os diferenciais da Web Bizz e converse agora mesmo com um de nossos especialistas.
(Imagem: divulgação)