Uma das maiores dificuldades de quem não entende bem de marketing digital é entender o retorno que esta forma de divulgação traz para a marca. O pequeno empresário, principalmente, não compreende como é feito para mensurar resultados do marketing e acaba por optar em não divulgar sua empresa nos meios digitais.
Para acabar com esse problema, preparamos este post para que você entenda como mensurar resultados do marketing digital. Confira!
Por que mensurar resultados no meio digital?
Assim como quase toda campanha de marketing a maior dificuldade do empresário é visualizar o retorno do seu investimento. Logo, muitas vezes, o profissional de marketing encontra dificuldade em convencer o cliente a investir no digital. Em campanhas offline ainda é um pouco mais simples, pois para o empreendedor, ver ou ouvir o nome de sua empresa nas mídias tradicionais é, muitas vezes, o suficiente.
No entanto, no meio digital não é tão simples assim. Muitas vezes o dono de uma empresa não visualizará o anúncio, por não ser parte do público-alvo da marca ou por não ser ativo na rede. Assim, ele tende a achar que o mesmo não está funcionando. Para evitar essa análise equivocada é necessário que o profissional de marketing tenha boas métricas para mostrar ao cliente o alcance e os resultados da campanha.
Como utilizar as métricas digitais?
O primeiro passo para mensurar resultados em qualquer campanha é ter um objetivo bem definido. As métricas a serem analisadas serão escolhidas de acordo com o seu objetivo — se sua empresa visa leads, visualizações, compartilhamentos, curtidas, vendas ou outros. O segundo passo é definir os canais que serão utilizados na campanha, para isto, também deve-se levar em consideração o objetivo predefinido.
Com sua campanha já definida é hora de analisar as métricas disponíveis. Para isso existem diversas ferramentas e programas que podem te auxiliar. Os próprios sites e mídias sociais disponibilizam métricas das campanhas.
Quais são as ferramentas de mensuração de resultados?
Existe no mercado diversas ferramentas que dão métricas para campanhas online. O Google Analytics, por exemplo, pode ajudar a mensurar os caminhos que levaram o público até o seu site, o que fez com que ele clicasse nos seus anúncios, quantas pessoas assinaram sua newsletter, dentre outras informações e resultados.
Já o Facebook Ads possibilita que sejam analisadas as métricas das campanhas na plataforma. É possível calcular número de curtidas, comentários e compartilhamentos de um post, os dados demográficos das pessoas que interagiram com a publicação, além do dispositivo utilizado quando o anúncio foi visualizado.
Quando avaliar os resultados?
Para se ter métricas consistentes em uma campanha de marketing digital é importante que a campanha fique no ar por um tempo maior do que apenas uma semana. Mensurar dados no meio digital requer uma base de dados, por isso a necessidade de deixar a campanha rodar um tempo antes de analisá-los.
É necessário que a campanha seja acompanhada desde o início para melhorar as conversões e resultados. No entanto, um resultado só poderá ser considerado consistente depois de um tempo. O ideal é analisar as métricas mensalmente e realizar modificações para melhorar cada vez mais o desempenho da campanha.
Por fim, agora você já sabe a importância de se mensurar resultados em uma campanha de marketing digital e como fazê-lo. Não se esqueça que a métrica deve ser escolhida baseada nos seus objetivos. Afinal, de nada adianta analisar número de curtidas quando seu objetivo é assinatura na newsletter. O ideal é sempre contratar um profissional para acompanhar sua campanha de marketing digital.
Você já mensura os resultados da sua campanha online? Divida sua experiência e suas dúvidas nos comentários do post!